CONTEÚDOS

Saúde Mental

Heading

5 benefícios de ter um quarto limpo para a saúde mental

Fazer uma faxina geral na sua saúde mental é tão importante quanto a limpeza da sua casa. Este ano, você pode fazer as duas coisas.

Você conhece aquela sensação de realização depois de finalmente ter tirado um tempo para "limpar" seu quarto? Bem, há mais nisso. Ter consistentemente um quarto limpo tem mais benefícios do que você esperaria, especialmente para a sua saúde mental. Aqui estão cinco razões pelas quais um quarto limpo é bom para a mente.

1. Você sentirá gratificação instantânea.

À medida em que o tempo passa, nosso gosto muda e tendemos a superar coisas que antes colecionávamos ou comprávamos. Embora possa ser difícil se desfazer de itens que você já amou, não há benefício em mantê-los por perto acumulando poeira. A gratificação instantânea que você sentirá depois de limpar os itens e roupas fornecerá energia positiva e poderá melhorar seu bem-estar mental geral. Marque na sua agenda de avaliar o que você precisa ou não precisa a cada seis meses. Enquanto você estiver fazendo isso, considere doar os itens em vez de descartá-los. Você se sentirá bem ao doar seus itens para aqueles que precisam.

2. Você terá um sono de melhor qualidade.

Estudos mostraram que ter lençóis limpos e arrumar a sua cama está associado a uma noite melhor de sono, cujos benefícios não podem ser exagerados. Sono ruim tem sido relacionado a vários problemas de saúde mental, como aumento da depressão, ansiedade, risco de suicídio e comportamentos de risco. Há também benefícios quando dorme em um espaço claro e limpo, pois acordar em um quarto organizado pode fazer com que comece o seu dia com o pé direito. Por outro lado, se você bater no botão de soneca do seu despertador muitas vezes e correr o risco de chegar atrasado(a), ter um quarto organizado pode economizar tempo, pois é mais provável que você consiga pegar rapidamente as coisas de que precisa em um quarto arrumado.

3. Você será mais produtivo.

A bagunça pode levar a uma diminuição do foco, confusão e tensão. Dica profissional: é menos demorado passar alguns minutos todos os dias limpando o seu quarto, jogando o lixo fora tirando o pó, aspirando, etc., do que esperar até que se torne insustentável. Viver em um espaço organizado também pode ajudá-lo(a) a manter seus pensamentos organizados e sistemáticos, o que impactará positivamente outros aspectos da sua vida.

4. Você ficará menos estressado.

A bagunça e a desordem podem causar muito estresse e ansiedade. Um ambiente limpo pode ajudar a aliviar e prevenir o estresse desnecessário, pois você se sentirá no controle e mais relaxado quando o seu ambiente for de fácil navegação. Isso é especialmente verdadeiro quando você coloca as coisas de volta em seus devidos lugares onde serão fáceis de encontrar novamente (já que muitas vezes as pessoas se sentem agitadas e confusas quando não conseguem encontrar as coisas de que precisam).

5. Você melhorará sua saúde e felicidade geral

Ter um espaço limpo para ficar impacta positivamente sua saúde mental e física. Passar alguns minutos organizando cada dia tornará as próximas faxinas mais fáceis e menos demoradas. Qual é a melhor parte de não precisar passar horas do fim de semana limpando? Você vai poder passar mais tempo fazendo coisas que deseja fazer, como experimentar novas receitas, passar tempo com entes queridos ou fazer um treino rápido.

Agora que você conhece os benefícios de um quarto limpo, o que está esperando? Temos certeza de que, uma vez que você comece a colher os benefícios de um quarto limpo, ficará ansioso(a) para começar a limpar o resto da sua casa!

VEJA TAMBÉM

O estresse no trabalho prejudica o coração

Cuidado com a saúde e o estresse no trabalho

SAIBA MAIS

As redes sociais causam dependência? Veja o que diz a ciência.

Criamos um relacionamento disfuncional com as nossas redes?

SAIBA MAIS

O hábito incomum que potencializa a sua saúde mental

A ação, que conecta você consigo mesmo, traz diversos benefícios

SAIBA MAIS

Estratégias para melhorar sua inteligência emocional

Essa é uma das habilidades mais procuradas e valorizadas pelas empresas

SAIBA MAIS

NAVEGUE POR CATEGORIAS