CONTEÚDOS

Saúde Mental

Heading

O hábito incomum que potencializa a sua saúde mental

A ação, que conecta você consigo mesmo, traz diversos benefícios

No mundo acelerado em que vivemos, parece que todos têm algo a dizer. E, às vezes, no meio de todo esse barulho, esquecemos de ouvir nossa própria voz. Mas você sabia que existem especialistas em saúde mental que nos incentivam a falar em voz alta com nós mesmos? Conversar um pouco pode ser exatamente o que você precisa para se sentir mais conectado e melhorar seu bem-estar mental. De acordo com uma pesquisa da Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, falar sozinho em voz alta não só melhora a sua atenção, mas também pode elevar o seu ânimo. Os pesquisadores indicam que esse "monólogo" vai além de uma simples conversa solitária: é um caminho para explorar seu mundo interior, enfrentar desafios e liberar os pensamentos e sentimentos que, por muitas vezes, nos prendem. É, essencialmente, uma janela para a autocompreensão e a introspecção.

Existem outras razões para falar sozinho. Isso pode, por exemplo, ajudar a aliviar a tensão antes de uma apresentação, ao praticarmos em voz alta. Ou talvez você possa organizar suas ideias ao ouvi-las. E não vamos subestimar o impacto em nossas habilidades cognitivas. De acordo com a pesquisa, essa prática está relacionada ao aprimoramento do raciocínio, resolução de problemas, planejamento e até mesmo motivação.

O ato de falar sozinho também pode ser um alívio contra a solidão. Ao verbalizar seus pensamentos, você encontra consolo e companhia em sua própria voz. Você se torna seu melhor aliado, um ouvinte pronto para escutar, proporcionando serenidade e abrindo portas para novas perspectivas. Mais do que um simples monólogo, é uma ferramenta que o conecta a si mesmo, potencializando sua autoconsciência, aguçando sua memória e concentração, e evitando que as preocupações dominem seus pensamentos.

VEJA TAMBÉM

O estresse no trabalho prejudica o coração

Cuidado com a saúde e o estresse no trabalho

SAIBA MAIS

As redes sociais causam dependência? Veja o que diz a ciência.

Criamos um relacionamento disfuncional com as nossas redes?

SAIBA MAIS

O hábito incomum que potencializa a sua saúde mental

A ação, que conecta você consigo mesmo, traz diversos benefícios

SAIBA MAIS

Estratégias para melhorar sua inteligência emocional

Essa é uma das habilidades mais procuradas e valorizadas pelas empresas

SAIBA MAIS

NAVEGUE POR CATEGORIAS