CONTEÚDOS

Conheça sua saúde

Heading

5 dicas para prevenir o câncer de mama

Vamos comemorar este Outubro Rosa com esperança e amor. O câncer de mama é uma doença que atinge quase 700.000 pessoas por ano, mas com autocuidado e prevenção é possível ter uma mudança significativa.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, muitas mulheres diagnosticadas com câncer de mama não apresentam fatores de risco específicos, além do sexo e da idade. Sendo assim, é fundamental a realização de consultas periódicas e exames preventivos para cuidar não só da nossa saúde, mas dos nossos familiares.

1 –  Invista nos exames preventivos

Fazer exames regulares com o seu médico é essencial. Mesmo que às vezes você não tenha vontade, a melhor maneira de prevenir é sempre estar com o seu check up atualizado.

O câncer de mama, quando detectado precocemente, apresenta altas taxas de cura. De acordo com especialistas, os melhores exames continuam sendo a mamografia e a ressonância magnética das mamas.

2 – Faça regularmente o autoexame

Um autoexame poderá ajudar no diagnóstico de uma alteração importante nas mamas. Reserve um dia no mês para fazer a autoavaliação e, no caso de alguma alteração, vá direto ao médico. Segundo especialistas, o exame deve ser feito sempre uma semana após a menstruação quando as mamas estão com menor sensibilidade.

3 – Exercite-se regularmente

Praticar atividade física é um excelente aliado contra o câncer de mama. Os motivos são que os exercícios físicos reduzem os níveis de estrogênio, combatem a inflamação e fortalecem o sistema imunológico.

A recomendação é de 150 minutos ou mais de atividade física moderada a vigorosa por semana.

4 – Priorize o consumo de vegetais

De acordo com a Universidade de Harvard, adolescentes que consomem ao menos uma porção de carne vermelha por dia tem 22% a mais de chance de desenvolver câncer de mama na pré-menopausa e um risco 13% maior de desenvolver um câncer de mama em geral.

A sugestão é diminuir o consumo de carnes e aumentar a quantidade de legumes e vegetais nas refeições.

5 – Diminua o consumo de bebida alcoólica

O consumo excessivo de álcool pode aumentar o risco de todos os tipos de câncer, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos. Portanto, reduza o consumo de álcool se necessário, e mantenha o seu médico informado.

 Conhecer o próprio corpo e estar em sintonia com ele é fundamental. Busque manter uma alimentação leve, pratique atividade física e esteja sempre com os exames em dia e em comunicação com o seu médico.

 

VEJA TAMBÉM

Promessas de ano novo saudáveis – e diversificadas

Dificuldade para começar? Conheça as metas que todos conseguem alcançar.

SAIBA MAIS

O segredo da longevidade: dicas comprovadas para um envelhecimento bem-sucedido

Cuidado com as pegadinhas e confie nas dicas comprovadas pela ciência

SAIBA MAIS

Corpo em movimento, cérebro ativo: o impacto dos agachamentos na função cognitiva

Fazer agachamentos durante intervalos de TV pode ajudar a sua mente.

SAIBA MAIS

De quantas horas de sono você realmente precisa?

Você dorme, em média, quantas horas por noite?

SAIBA MAIS

NAVEGUE POR CATEGORIAS