CONTEÚDOS

Conheça sua saúde

Heading

Promessas de ano novo saudáveis – e diversificadas

As promessas de ano novo relacionadas à saúde geralmente se concentram em metas como fazer dieta, praticar exercícios e perder peso. E, a esta altura, você já deve ter começado a fazer mudanças – ou pelo menos planos – para atingi-las. Mas que tal ir além dos três grandes objetivos tradicionais?

Abaixo, dez ideias simples e geralmente ignoradas para melhorar a saúde e a segurança pessoal. E a maioria delas não fará você suar muito.

Atualize seus portais de saúde

Suas informações médicas são mantidas em registros eletrônicos. Você tem acesso a elas por meio do portal do paciente associado ao consultório do seu médico. Reserve um tempo para atualizar as senhas do portal e examinar os registros recentes de consultas, os resultados de exames e as anotações feitas pelo médico durante as consultas.

"Muitos estudos demonstraram que, quando revisam as anotações, os pacientes se lembram muito melhor do que aconteceu durante as interações com seus médicos, tomam os remédios com mais eficiência e identificam erros – seja uma consulta que esqueceram de marcar, seja alguma coisa que o médico, o enfermeiro ou o terapeuta errou ao documentar uma visita", diz o dr. Tom Delbanco, professor de medicina da cátedra John F. Keane & Family, da Faculdade de Medicina de Harvard, e cofundador da iniciativa OpenNotes, que fez com que as anotações compartilhadas dos médicos se tornassem o novo padrão de atendimento.

Fazer isso pode ajudá-lo a se envolver mais em seus cuidados. "Baseados em vários estudos, sabemos que os pacientes engajados, que compartilham decisões com os profissionais que cuidam deles, têm melhores resultados", acrescenta.

Pergunte sobre os serviços gratuitos disponíveis por meio de seu plano de saúde

Seu plano de seguro pode oferecer benefícios que podem levar a uma saúde melhor, como:

● programas para controle da perda de peso

● programas de apoio para parar de fumar

● planos de academia gratuitos ou com desconto.

Algumas seguradoras oferecem até mesmo consultoria e equipamentos para amamentação. Ligue para sua companhia de seguros ou dê uma olhada no site da empresa para descobrir se há algo que possa ser útil para você.

Jogue fora os medicamentos vencidos

Vasculhe seus armários em busca de medicamentos vencidos ou desnecessários, que representam perigo para você e outras pessoas. Procure medicamentos prescritos e de venda livre (pílulas, emplastos, cremes, loções, conta-gotas ou latas de aerossol), bem como suplementos (vitaminas, minerais, ervas).

Leve o que encontrar a um local de coleta de medicamentos, como uma farmácia ou um posto de saúde, ou a um local que recolha resíduos médicos, como o aterro sanitário local.

Em último caso, jogue os medicamentos no lixo, mas só depois de misturá-los com substâncias desagradáveis (como areia para gatos ou borra de café usada) e colocar a mistura em um saco plástico ou recipiente hermético.

Invista em um novo par de tênis

O equipamento errado pode sabotar qualquer rotina de exercícios e, para muita gente, o culpado é um par de tênis gasto. Verifique se há buracos, se o suporte de arco está achatado e se a sola está desgastada. Tênis novos podem ser a motivação que faltava para incrementar sua rotina de caminhada ou corrida.

Por exemplo, se estiver dentro do orçamento, compre um novo par de tênis para caminhada com biqueira larga, palmilha confortável, bom suporte para o arco, contraforte resistente (a parte que fica em volta do calcanhar), cabedal flexível e o comprimento certo – pelo menos 1,3 cm a mais do que o dedo mais longo do pé.

Adote um novo aplicativo de saúde

Existem mais de 350 mil aplicativos voltados para a saúde do consumidor. Eles podem ajudar em tudo, desde o controle de seus medicamentos ou de doenças crônicas até o fornecimento de instruções e sugestões para melhorar a dieta, o sono ou as rotinas de exercícios, aprimorar a saúde mental, aliviar o estresse, praticar mindfulness e muito mais.

Procure aplicativos gratuitos ou que ofereçam um período de teste gratuito. Busque boas avaliações, proteções de privacidade fortes, aplicativos que não coletam muitas informações suas e os que são populares, com centenas de milhares ou milhões de downloads.

Faça um cronograma para exames de rotina e consultas médicas

Está na hora de fazer colonoscopia, mamografia, teste de audição, exame de próstata ou exame oftalmológico completo? Já faz algum tempo que um dermatologista não examina a pele de todo o seu corpo? Você precisa fazer um exame de colesterol ou outro exame de sangue? E quando é indicado um exame de densidade óssea?

Se não tiver certeza, ligue para seu médico de confiança ou para algum especialista da sua equipe de saúde e obtenha respostas.

Mais quatro passos simples e saudáveis

A lista de medidas que você pode tomar este ano para beneficiar sua saúde pode ser bastante extensa, se você quiser. Anote suas metas sempre que pensar nelas.

Aqui estão quatro passos fundamentais para você começar:

● Faça algumas respirações profundas diariamente. Alguns minutos diários de respiração lenta e profunda podem ajudar a baixar a pressão arterial e aliviar o estresse.

● Compre um novo par de óculos de sol, se os antigos estiverem com as lentes desgastadas. Certifique-se de que o novo par tenha proteção UV (um revestimento especial) para bloquear a luz ultravioleta (UV) do sol, que pode causar danos aos olhos e levar à perda permanente da visão.

● Marque alguns almoços com amigos que você não vê há algum tempo ou ligue para eles. A conexão social afasta a solidão e o isolamento, o que pode ajudar a reduzir certos riscos à saúde.

● Semanalmente, faça uma limpeza profunda em um cômodo de sua casa. A poeira e o mofo podem provocar alergias, asma e até doenças.

Você não precisa fazer todas essas atividades ao mesmo tempo. Basta colocá-las em sua lista de tarefas, ao lado das resoluções maiores nas quais está trabalhando. Agora você terá uma lista selecionada de metas de tamanhos variados. Quanto mais metas atingir, melhor você se sentirá. E isso vai fazer com que o ano seja, de fato, muito saudável.

VEJA TAMBÉM

Promessas de ano novo saudáveis – e diversificadas

Dificuldade para começar? Conheça as metas que todos conseguem alcançar.

SAIBA MAIS

O segredo da longevidade: dicas comprovadas para um envelhecimento bem-sucedido

Cuidado com as pegadinhas e confie nas dicas comprovadas pela ciência

SAIBA MAIS

Corpo em movimento, cérebro ativo: o impacto dos agachamentos na função cognitiva

Fazer agachamentos durante intervalos de TV pode ajudar a sua mente.

SAIBA MAIS

De quantas horas de sono você realmente precisa?

Você dorme, em média, quantas horas por noite?

SAIBA MAIS

NAVEGUE POR CATEGORIAS