CONTEÚDOS

Conheça sua saúde

Heading

5 exames essenciais para a saúde da mulher

Às vezes, agendar e realizar exames médicos pode parecer um desafio, seja pela logística de coordenar consultas ou encontrar o horário certo no nosso dia a dia, e até, às vezes, pelo medo ou nervosismo que podem gerar. Mas conhecer a sua saúde é fundamental, por isso, neste Outubro Rosa, apresentamos cinco estudos fundamentais para ter uma visão completa do seu bem-estar. Conhecer o próprio corpo é o primeiro passo para o empoderamento.

Protega o seu futuro: exames de Papanicolau, testes de HPV e mamografias

O exame de Papanicolau, o teste de HPV (papilomavírus humano) e as mamografias são ferramentas essenciais no diagnóstico precoce de potenciais problemas de saúde. Embora alguns destes exames possam causar um breve desconforto, a sua importância na prevenção é inegável. Recomenda-se a realização do exame de Papanicolau a cada 3 anos entre 21 e 29 anos e, a seguir, a cada 5 anos. O teste de HPV é recomendado a partir dos 30 anos com frequência de 5 anos, e as mamografias devem começar aos 50 anos, realizadas a cada 1 ou 2 anos.

Sustentando a vida: densidade óssea

À medida que envelhecemos, os ossos podem começar a apresentar sinais de desgaste. Os testes de densidade óssea oferecem uma visão detalhada do estado desta parte vital do corpo. Nas mulheres, observa-se uma diminuição significativa da massa óssea durante os últimos anos do ciclo reprodutivo, especialmente durante a fase da menopausa. Por isso é importante ir ao médico, para que ele possa orientar sobre suplementos, atividades e, caso tenha algum problema, oferecer tratamento para que você possa levar uma vida mais plena.

Além da estética: atendimento odontológico

A visita ao dentista e o atendimento odontológico constante vão além de manter um sorriso bonito. Uma boca saudável pode ser indicativa de um corpo saudável, pois manter uma boa higiene oral pode ajudar a prevenir doenças cardíacas, acidentes vasculares cerebrais, diabetes e outras doenças. Nas mulheres, os hormônios desempenham um papel predominante, afetando principalmente as gengivas, que podem sofrer inflamação e irritação crônicas.

Independentemente das circunstâncias, é fundamental priorizar esses exames para viver de forma plena e saudável. Então, sem medo,organize suas consultas com um médico e comece já a cuidar da sua saúde. Seu corpo irá te agradecer!

 

 

VEJA TAMBÉM

Promessas de ano novo saudáveis – e diversificadas

Dificuldade para começar? Conheça as metas que todos conseguem alcançar.

SAIBA MAIS

O segredo da longevidade: dicas comprovadas para um envelhecimento bem-sucedido

Cuidado com as pegadinhas e confie nas dicas comprovadas pela ciência

SAIBA MAIS

Corpo em movimento, cérebro ativo: o impacto dos agachamentos na função cognitiva

Fazer agachamentos durante intervalos de TV pode ajudar a sua mente.

SAIBA MAIS

De quantas horas de sono você realmente precisa?

Você dorme, em média, quantas horas por noite?

SAIBA MAIS

NAVEGUE POR CATEGORIAS