CONTEÚDOS

Saúde Mental

Heading

A Arte (e Ciência) da Gratidão

Por Perry Landers

Quando eu me formei na faculdade, comecei a praticar gratidão. Todas as quintas-feiras pela manhã, eu refletia sobre a semana que passou e anotava uma lista de cerca de 20 coisas pelas quais eu era grato. Coisas grandes. Coisas pequenas. Momentos. Pessoas. Eu chamava isso de “Agradecimentos de Quinta-Feira” e compartilhava no meu blog.

Com o passar dos anos, eu perdi esse hábito. No entanto, em dezembro de 2018,inesperadamente eu me encontrava de pé do lado da cama de hospital do meu pai. Ele havia sofrido complicações de um ataque epilético e os médicos não tinham certeza se ele iria sobreviver.

Enfrentando todo tipo de emoção negativa imaginável, eu decidi voltar à prática da gratidão. Todas as manhãs, antes de começar meu dia, sem falta, eu escrevia algumas coisas pelas quais eu era grato: fé, café, o silêncio na minha casa, apoio dos meus amigos, ter um emprego para manter minha mente ocupada, sanduiches do Chick-fil-A. Eu era grato pelo sanduiche do Chick-fil-A com muita frequência.

O Poder da Gratidão

A Harvard Medicine define gratidão como sendo

“uma apreciação grata pelo que um indivíduo recebe, seja tangível ou intangível.”

Por anos, médicos e cientistas vêm estudando como isso nos afeta mental e fisicamente. Pode não ser uma droga milagrosa, mas todos concordam que faz maravilhas para nossa saúde. Tem sido relacionado a pressão arterial mais baixa, melhor sono, níveis mais baixos de ansiedade e depressão, e um maior senso geral de felicidade.

Veja alguns exemplos de estudos bem documentados:

Como a Gratidão Funciona

Cientistas apontam o efeito da gratidão no cérebro como a razão para seus enormes benefícios. Por exemplo, exames cerebrais têm mostrado que a gratidão tem um efeito positivo no hipotálamo: a região do cérebro que controla funções corporais essenciais para uma boa saúde, como comer, dormir, regular o estresse e o metabolismo.

Pesquisadores também descobriram que a gratidão ativa a parte do cérebro responsável por liberar "substâncias químicas que causam a sensação de bem-estar", como serotonina e dopamina. Essa resposta desencadeada tem o mesmo efeito que o Prozac, um medicamento antidepressivo comum. Além disso, pensar em coisas pelas quais somos gratos ativa o sistema nervoso parassimpático: o sistema responsável por nos acalmar e produzir uma sensação de relaxamento na mente e no corpo.

Como Praticar Gratidão

A gratidão funciona como um músculo. Quanto mais você treina, mais forte ela se torna. Aqui estão algumas maneiras de começar a praticar hoje:

1.   Mantenha um diário de gratidão. Reserve um tempo a cada dois ou três dias para escrever coisas pelas quais você é grato(a). Você pode fazer isso diariamente, se quiser. Comprometa-se a tentar isso por algumas semanas para realmente começar a experimentar seus benefícios. Mantenha suas anotações em um diário físico, uma planilha em seu computador ou uma nota em seu celular - oque for mais fácil para você. Também é importante tentar procurar coisas novas pelas quais você deve sentir gratidão. Obviamente, se você é grato(a) pelas mesmas coisas todas as vezes, isso é ótimo, mas treine-se para estar constantemente à procura de coisas novas. Você ficará surpreso(a) com o que encontrará!(Aqui estão algumas dicas úteis para manter um diário de gratidão)

2.   Envie um bilhete de agradecimento.  Além do benefício pessoal, pesquisas mostraram que a gratidão pode fornecer benefícios semelhantes às pessoas que são alvos da gratidão. Também pode estabelecer um vínculo relacional mais forte.

3.   Diga obrigado. Se você não tiver tempo para sentar-se e escrever um bilhete, diga para alguém verbalmente. Em um momento em que muitos de nós estamos "presos" em casa com familiares e amigos, pode ser fácil ficar frustrado(a). Agradecer às pessoas com quem você convive ajudará você a vê-las como um presente em vez de um fardo.

4.   Retribua. Cientistas dizem que na verdade nos tornamos mais gratos quando damos em vez de receber. Pense em maneiras de doar seu tempo, dinheiro ou talento para ajudar alguém.

5.   Reflita. Está difícil pensar em motivos para ser grato(a) agora? Tudo bem. Pense em lembranças felizes. Isso lhe dará um impulso de serotonina e fará você se sentir bem.

6.   Pense no futuro.  Novamente, se você está tendo dificuldade em encontrar motivos para ser grato(a) agora, pense em bons momentos que estão por vir: amigos que mal pode esperar para rever ou atividades nas quais que você não vê a hora para participar novamente.

Lute o Bom Combate

Meu pai recebeu alta do hospital um mês depois. Felizmente, ele ainda está conosco hoje. Quando me recordo daquela época, não me lembro da ansiedade, do estresse ou das frustrações. Tenho certeza de que eles estavam presentes, mas, ao invés vez disso, me recordo da paz que senti e as coisas pelas quais era grato. Trago à lembrança o poder da gratidão.

Quero encorajar você a escrever sobre as coisas pelas quais é grato(a) e a dizer às pessoas ao seu redor que se sente grato(a) por causa delas. Sou grato por você ter tirado o tempo para ler isso.

Perry é redator e editor do Vitality Group. Ele adora café preto, futebol universitário, ser ativo e passar tardes tardes passadas no Estádio de Beisbol Wrigley Field em Chicago. Quando não está trabalhando para a VG, você pode encontrá-lo pendurado com amigos ou criando uma nova playlist no Spotify.

 

VEJA TAMBÉM

O estresse no trabalho prejudica o coração

Cuidado com a saúde e o estresse no trabalho

SAIBA MAIS

As redes sociais causam dependência? Veja o que diz a ciência.

Criamos um relacionamento disfuncional com as nossas redes?

SAIBA MAIS

O hábito incomum que potencializa a sua saúde mental

A ação, que conecta você consigo mesmo, traz diversos benefícios

SAIBA MAIS

Estratégias para melhorar sua inteligência emocional

Essa é uma das habilidades mais procuradas e valorizadas pelas empresas

SAIBA MAIS

NAVEGUE POR CATEGORIAS