CONTEÚDOS

Saúde Mental

Heading

Chegou a Hora de Você Fazer Uma Desintoxicação Digital?

Por Sarah VanEerden

É fato. Vivemos em um mundo conectado e guiado pela tecnologia e não há mais volta para tempos mais simples. Enquanto a natureza digital das nossas vidas certamente tem seus benefícios, como comunicações mais rápidas, melhor acesso a certos serviços, e eficiência e conectividade melhoradas, também vem com um lado obscuro se não for bem gerenciada. Uma “desintoxicação digital” pode te ajudar a combater os efeitos negativos dos dispositivos eletrônicos e seguir em frente de uma forma mais positiva.  

Vamos por partes. Pesquisas mostram que existem resultados prejudiciais do uso exagerado de telas em três áreas principais: física, emocional e social. Sem equilíbrio e limites intencionais, as telas podem impactar negativamente o bem-estar.  

Impactos Físicos: O tempo excessivo de tela está ligado à má qualidade do sono e regulação do estresse, risco aumentado de pressão alta, obesidade e resistência à insulina, que pode contribuir para a diabetes. Estudos também conectaram telas à visão prejudicada e redução da densidade óssea.  

Impactos Emocionais: O uso de telas mostrou que piora a memória e aumenta o risco de ansiedade e depressão. O uso de dispositivos digitais está ligado ao aumento dos sintomas daqueles que lidam com TDAH e sensações de solidão.  

Impactos Sociais: Enquanto a tecnologia tem o potencial de unir, o tempo excessivo do uso de tela pode isolar uma pessoa do engajamento comunitário, expô-la a câmaras de ressonância e discórdia social online, e aumentar o impacto de FOMO (medo de perder as oportunidades),o que pode aumentar a ansiedade e influenciar relacionamentos.  

Enquanto os efeitos negativos do tempo de tela são bem documentados, também vale considerar o custo de oportunidade ou se perguntar o que você poderia fazer se desligasse seus dispositivos. Uma desintoxicação digital oferece a oportunidade de explorar outras atividades enquanto revela bem-estar de muitas formas e oferece visões para balancear melhor as telas quando não puder evitá-las, como no trabalho e na escola. 

Como Praticar a Desintoxicação Digital

Planejar sua desintoxicação digital pode ser tão simples quanto definir limites, identificar comportamentos de substituição e, então, avaliar como você se sente. Se for ajudar, crie uma rotina diária para traçar metas específicas a cada dia ou siga as mesmas metas diárias por um determinado período de tempo, como uma ou duas semanas. Avalie como reduzir o tempo de tela te faz sentir e afeta sua produtividade, e decida como você gostaria de incluir isso daqui para frente.  

Quando você não conseguir evitar as telas, preste atenção na ergonomia do seu espaço e faça pausas frequentes. 

Comportamentos de substituição são tão importantes durante uma desintoxicação digital quanto definir limites. Escolha intencionalmente hábitos que te motivem ou relaxem, que melhorem seu bem-estar em vez de prejudicá-lo.  

Não importa como você aborda sua desintoxicação digital, saiba que terá mais sucesso quando tiver um plano e suporte integrado. Vá se desligar e sinta o quanto se energizou! 

Sarah VanEerden é uma Nutricionista Registrada e Especialista em Marketing na Vitality. Ela concluiu seu bacharelado na Michigan State University e tem uma paixão por fazer da escolha saudável a escolha certa. Ela é uma cozinheira experimental e uma terrível padeira, e adora projetos de reformas da casa e música em seu tempo livre.

VEJA TAMBÉM

O estresse no trabalho prejudica o coração

Cuidado com a saúde e o estresse no trabalho

SAIBA MAIS

As redes sociais causam dependência? Veja o que diz a ciência.

Criamos um relacionamento disfuncional com as nossas redes?

SAIBA MAIS

O hábito incomum que potencializa a sua saúde mental

A ação, que conecta você consigo mesmo, traz diversos benefícios

SAIBA MAIS

Estratégias para melhorar sua inteligência emocional

Essa é uma das habilidades mais procuradas e valorizadas pelas empresas

SAIBA MAIS

NAVEGUE POR CATEGORIAS