Seja você um fã de cães, gatos ou até mesmo de grilos, saiba que todos os animais tem o chance de mudar sua vida.
Os bichinhos de estimação são companheiros leais que nos acompanham ao longo de nossa vida. Mas talvez você não saiba que sua influência em nosso bem-estar mental vai muito além disso. Diversos estudos demonstram que os efeitos que os animais têm em nossa saúde emocional podem ser surpreendentemente maiores.
Cada animalzinho tem o poder de gerar efeitos diferentes em nós e, sua mera presença, já traz benefícios. Para comprovar isso, em 2010 foi realizado um experimento em que um grupo de pessoas com alto índice de estresse teve a oportunidade de fazer carinho em coelhos e tartarugas, enquanto outro grupo interagiu apenas com bichos de pelúcia. Os resultados foram surpreendentes: o primeiro grupo apresentou uma significativa redução da ansiedade, tanto ao interagir com mamíferos quanto com répteis, enquanto o segundo grupo não mostrou mudanças notáveis.
Outras pesquisas mostram que até mesmo insetos podem mudar nossa perspectiva de vida. Um estudo publicado na revista Gerontology revelou que um grupo de pessoas idosas que cuidavam de cinco grilos se mostrou mais feliz do que o grupo de controle que não fazia isso, devido à experiência de cuidar de um ser vivo. Além disso, em idosos com Alzheimer, uma pesquisa demonstrou que aqueles que jantavam diante de um aquário com peixes coloridos comiam melhor e mantinham-se mais atentos do que os demais.
O impacto positivo dos animais também se estende às crianças. De acordo com um estudo da Universidade de Tuebingen, na Alemanha, crianças que têm dificuldades em ler em voz alta podem reduzir sua ansiedade quando fazem isso na presença de um cão, no lugar de uma pessoa. Da mesma forma, uma pesquisa da Universidade de Lancaster descobriu que crianças com autismo que interagiram com animais na sala de aula mostraram uma maior sociabilidade com seus colegas do que aquelas que não tiveram essa experiência.
Em resumo, os animais exercem uma poderosa influência em nosso bem-estar emocional, diminuindo nossa ansiedade, fortalecendo nossas conexões sociais e proporcionando uma sensação de cuidado e de ter uma boa companhia.