CONTEÚDOS

Saúde Mental

Heading

Elementos essenciais para melhorar a saúde mental

Por décadas, a maioria das pesquisas sobre uma vida mais saudável focou na nossa saúde física com uma boa saúde vinculada a indicadores como frequência respiratória, pressão arterial e níveis de açúcar no sangue. Hoje, a medida que começamos a viver em um mundo de pós-pandemia, o destaque tem mudado para a saúde mental como um componente significativo da saúde em geral – e com uma necessidade crítica pormais consciência e ação ao redor do mundo.

Dados¹ mais recentes da Carga Global de Morbidade mostram que alarmantes 350(+) milhões de pessoas estão sofrendo de depressão em todo o mundo, resultando em mais de 2.000 suicídios todos os dias e com até 60% dos casos mais graves de saúde mental não tratados. Estes dados globais revelam que baixa saúde mental é agora uma das principais causas de invalidez – com uma estimativa de 20% de perda de dias saudáveis por conta de problemas com a saúde mental[1].

 “Existe uma necessidade de mudança de gerenciamento de crise para uma prevenção proativa quando o assunto é reduzir o peso da saúde mental,” afirma Jason Gaskell, Pesquisador Atuarial do Grupo Vitality. “O modelo² 40:40:33 mostra que apenas 40% daqueles que sofrem de alguma doença mental grave recebem tratamento, e desses, apenas 40% recebem tratamento pelo menos dentro de um mínimo padrão aceitável, e desses, apenas 33% relatam algum tipo de melhora. Enquanto medicamentos psicotrópicos vêm sendo mais receitados do que nunca², ainda existe um grande déficit de tratamento e, de modo geral, ainda estamos vendo resultados insatisfatórios. Na Vitality, reconhecemos que precisa ser feito mais em uma escala global.”

 “As pessoas estão cientes de que precisam priorizar sua saúde com check-ups, nutrição melhor e atividades físicas[2],” afirma Dr Mosima Mabunda, Chefe de Bem-Estar na Vitality África do Sul. “O que não damos atenção o suficiente é nosso bem-estar emocional e psicológico.” Isso se alinha a como a Organização Mundial da Saúde define ‘saúde’ – como um “estado completo de bem-estar físico, mental e social, em vez de apenas a ausência de doenças”.

 “Como profissionais de saúde, percebemos há muito tempo que precisamos de uma visão multidimensional da saúde do paciente. E os benefícios de identificar, tratar e lidar com problemas na saúde mental não podem ser minimizados. Estudos científicos e médicos são claros: a saúde mental é uma das principais preocupações do nosso panorama moderno de saúde.”

[1] PAHO. Mental healthproblems are the leading cause of disability worldwide, say experts at PAHODirecting Council side event

[2] VitalityHealthy Futures Study, 2021.

VEJA TAMBÉM

O estresse no trabalho prejudica o coração

Cuidado com a saúde e o estresse no trabalho

SAIBA MAIS

As redes sociais causam dependência? Veja o que diz a ciência.

Criamos um relacionamento disfuncional com as nossas redes?

SAIBA MAIS

O hábito incomum que potencializa a sua saúde mental

A ação, que conecta você consigo mesmo, traz diversos benefícios

SAIBA MAIS

Estratégias para melhorar sua inteligência emocional

Essa é uma das habilidades mais procuradas e valorizadas pelas empresas

SAIBA MAIS

NAVEGUE POR CATEGORIAS