CONTEÚDOS

Conheça sua saúde

Heading

Entenda a importância de fazer os exames de rotina no início do ano

O ano está começando e há muito o que realizar e aproveitar. Mas será que a sua saúde está em dia para viver tudo o que virá pela frente? Essa é a hora de marcar uma consulta e fazer um check up. O cardiologista Vinicius Menezes conta por que é tão importante começar o ano cuidando da saúde.

A sabedoria popular alerta: “Prevenir é melhor que remediar”. Em geral, as pessoas buscam avaliação médica quando ficam doentes. Porém, ao realizar exames anualmente, é possível analisar as condições de saúde de uma pessoa ou diagnosticar previamente doenças que ainda não tenham apresentado sintomas”, explica o profissional.

Dr. Vinicius também ressalta quais exames são primordiais. “O check up anual consiste em um conjunto de exames clínicos, laboratoriais e de imagem, sendo os mais comuns hemograma, bioquímica, eletrocardiograma, radiografias, ecografia e ultrassonografias. A ideia é se antecipar em possíveis alterações que permitam diagnóstico precoce e tratamento menos complexo e mais célere”.

Nestas avaliações, um fator é sempre levado em consideração: o histórico familiar. “Conhecer os fatores de risco através da anamnese, a conversa inicial com o médico, direciona o profissional mais especificamente para algumas patologias de maior prevalência naquele grupo familiar. É importante, todavia, ressaltar que cada paciente é único. Por isso, o médico responsável solicitará os exames que considera mais adequados com base na faixa etária, sexo e etc”.

Por fim, o médico explica que todos devem fazer o check up, inclusive as crianças. “O acompanhamento regular com o pediatra é fundamental desde o nascimento do bebê até a idade adulta. Nas crianças é válida a visita anual, incluindo checagem da visão e audição, além de exames de sangue, urina e fezes. Isso porque as doenças podem interferir no crescimento e desenvolvimento e afetarem em definitivo o indivíduo numa idade mais avançada”.

Portanto, não deixe de fazer os seus exames periódicos. Sua saúde agradece!

 

 

 

VEJA TAMBÉM

Promessas de ano novo saudáveis – e diversificadas

Dificuldade para começar? Conheça as metas que todos conseguem alcançar.

SAIBA MAIS

O segredo da longevidade: dicas comprovadas para um envelhecimento bem-sucedido

Cuidado com as pegadinhas e confie nas dicas comprovadas pela ciência

SAIBA MAIS

Corpo em movimento, cérebro ativo: o impacto dos agachamentos na função cognitiva

Fazer agachamentos durante intervalos de TV pode ajudar a sua mente.

SAIBA MAIS

De quantas horas de sono você realmente precisa?

Você dorme, em média, quantas horas por noite?

SAIBA MAIS

NAVEGUE POR CATEGORIAS