CONTEÚDOS

Conheça sua saúde

Heading

Exames periódicos são fundamentais na prevenção de doenças

Se você é uma pessoa que vai ao médico regularmente, sabe aimportância de promover a saúde e diagnosticar a manifestação de eventuais doenças o quanto antes. Esta ação pode fazer a diferença e salvar a sua vida. De acordo com a médica Verônica Raimundo, especialista em medicina física e reabilitação, o check-up não precisa ser feito necessariamente no começo do ano, mas é importante que seja feito anualmente.

“Os check-ups regulares podem ajudar a encontrar possíveis problemas de saúde antes que se tornem graves. Quando consultamos nosso(a)médico(a) regularmente, é possível detectar condições de saúde ou doenças precocemente. A descoberta precoce oferece a melhor chance para o paciente de obter o tratamento adequado, de forma rápida, evitando-se complicações. Ao fazermos as consultas, exames e tratamentos corretos, estamos nos preparando para viver uma vida mais longa e saudável”, destaca Verônica.

A profissional de saúde também afirma que, ao contrário doque muitos pensam, não há uma fórmula única para todos quando o assunto é periodicidade dos exames. Cada caso é um caso. ““Issodepende dos antecedentes pessoais do paciente. Quando falamos de exames derotina em pacientes saudáveis, podemos manter anualmente. Já pacientes que têmantecedentes de doenças cardiovasculares, oncológicas, renais, pulmonares entreoutras, devem seguir as recomendações do(a) médico(a) especialista queacompanha o(a) paciente e tais check-ups poderão ser mais frequentes”, explica.

Roberto Debski, clínico geral e diretor da Clínica Ser Integral, em Santos, São Paulo, complementa lembrando quais grupos devem termais atenção com a saúde: “Pessoas com comorbidade, ou seja, com doenças jádesenvolvidas, mulheres após uma determinada faixa etária, idosos, entre outros grupos, devem fazer o exame preventivo anual ou de acordo com a orientação do seu médico”.

Agora, a pergunta que não quer calar: você sabe quais examessão feitos em um check-up? Alguns deles são: exames de sangue (colesterol,triglicerídeos, ácido úrico, glicose, hemoglobina, ureia, creatinina, hormôniosda tireoide e vitamina D), exames cardiológicos, cálculo do índice de massacorporal (IMC), exame físico, rastreamento de câncer, entre outros.

“Como ainda estamos no início do ano, as pessoas devemaproveitar e fazer seus exames. Isso porque, após as festas de fim de ano,quando normalmente as pessoas abusam mais de alimentos e bebidas, torna-se fundamental fazer um check-up para avaliar os indicadores de saúde que eventualmente estejam mais comprometidos e, de imediato, já seja iniciada uma mudança de estilo de vida em conjunto com a revisão dos hábitos alimentares”,explica Edmo Atique Gabriel, cardiologista com especialização em cirurgiacardiovascular adulto e pediátrico, pós-graduado em nutrologia médica pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).

 

VEJA TAMBÉM

Promessas de ano novo saudáveis – e diversificadas

Dificuldade para começar? Conheça as metas que todos conseguem alcançar.

SAIBA MAIS

O segredo da longevidade: dicas comprovadas para um envelhecimento bem-sucedido

Cuidado com as pegadinhas e confie nas dicas comprovadas pela ciência

SAIBA MAIS

Corpo em movimento, cérebro ativo: o impacto dos agachamentos na função cognitiva

Fazer agachamentos durante intervalos de TV pode ajudar a sua mente.

SAIBA MAIS

De quantas horas de sono você realmente precisa?

Você dorme, em média, quantas horas por noite?

SAIBA MAIS

NAVEGUE POR CATEGORIAS