CONTEÚDOS

Conheça sua saúde

Heading

Fumar acelera o envelhecimento, apontam estudos

Você certamente já viu as propaganda nas caixas de cigarros, com suas fotografias horríveis e a legenda “Fumar faz mal à saúde”, frase tão conhecida quanto banal. Embora provavelmente saiba que fumar aumenta o risco de câncer, agora um novo estudo apresentado no Congresso Internacional da Sociedade Respiratória Europeia em Milão descobriu que fumar pode acelerar o processo de envelhecimento. Portanto, se você ainda fuma, leia este artigo para aprender um novo motivo para parar antes que seja tarde demais.

De acordo com esta pesquisa, fumar causa danos aos glóbulos brancos, o que tem impacto direto naqueles pequenos fragmentos dos cromossomos chamados telômeros. Esses telômeros são vitais para o desenvolvimento do nosso corpo, principalmente porque são eles que protegem o DNA e quanto mais curtos forem, mais rápido nossas células envelhecem.

Além dos sinais óbvios, como pele mais enrugada, a fumaça do cigarro danifica silenciosamente nossas células por dentro. E o que é ainda mais preocupante é que essas alterações nos telômeros não estão apenas ligadas ao processo de envelhecimento, mas também estão associadas a doenças como diabetes, doenças cardiovasculares e perda de massa muscular.

Portanto, se você está pensando em eliminar o fumo da sua vida ou conhece alguém que está pensando nisso, é importante lembrar que nossos hábitos diários impactam nossa saúde a longo prazo, por isso, para levar uma vida mais plena é importante construir pouco hábitos que nos levam a ser mais saudáveis. Envie este artigo ao seu amigo que ainda fuma para que ele saiba que fumar não é apenas “prejudicial à saúde”, mas também prejudicial à juventude.

VEJA TAMBÉM

Promessas de ano novo saudáveis – e diversificadas

Dificuldade para começar? Conheça as metas que todos conseguem alcançar.

SAIBA MAIS

O segredo da longevidade: dicas comprovadas para um envelhecimento bem-sucedido

Cuidado com as pegadinhas e confie nas dicas comprovadas pela ciência

SAIBA MAIS

Corpo em movimento, cérebro ativo: o impacto dos agachamentos na função cognitiva

Fazer agachamentos durante intervalos de TV pode ajudar a sua mente.

SAIBA MAIS

De quantas horas de sono você realmente precisa?

Você dorme, em média, quantas horas por noite?

SAIBA MAIS

NAVEGUE POR CATEGORIAS