CONTEÚDOS

Conheça sua saúde

Heading

Mantenha a saúde em dia com os exames e vacinas essenciais

Você sabe qual é o passo a passo para manter a sua saúde em dia? Quais os exames de rotina são importantes e quais vacinas são imprescindíveis para uma vida saudável? De acordo com Nicolle Queiroz, profissional que atua em clínica médica e cardiologia, não existe uma receita de bolo. Cada paciente deverá ser avaliado conforme suas comorbidades, caso tenham esse histórico.

“É importantíssimo fazer aferimento de pressão, dosagem de glicose no sangue, contagem de colesterol, triglicerídeos e avaliação da função renal. No caso das vacinas, o calendário vacinal será de acordo com a idade. Então, para o adulto terá a tríplice adulto, hepatite B, Covid-19, gripe e, dependendo da localidade, usamos a da febre amarela também”, explica.

A profissional alerta para os riscos de ignorar a proteção vacinal. “Quando você opta por não se vacinar, torna-se vulnerável a ter outros problemas e pegar doenças que já estão erradicadas e já tem a cura, que, no caso, é a vacina. Então, a imunização serve para evitar ficar doente e se contaminar”.

Quando o assunto é o cuidado com a saúde da mulher, Nicolle ressalta dois exames muito importantes: papanicolau e a mamografia.“Dependendo da quantidade de densidade da mama, por exemplo, se ela já tiveruma mama mais gordurosa e menos glândula, a gente indica mamografia, do contrário vai fazer ultrassom. Vale ressaltar que no SUS já é possível fazer a mamografia a partir dos 40 próstata”.

Outro grupo que não pode se descuidar com os exames são os idosos. “Aqui, a avaliação deve rastrear tudo que poderá colocá-los em risco: coração, diabetes,  colesterol e pressão. Eletrocardiograma após os 35 anos é obrigatório para fazer a triagem do coração do paciente. Assim, é possível saber se não existe nenhum tipo de arritmia”.

Por fim, as crianças também têm uma atenção especial. “Este grupo precisa fazer acompanhamento com pediatra. O bebê deve realizar o testedo pezinho, do olhinho e do ouvido. E durante o crescimento precisa fazer avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor para encontrar qualquer alteração e ainda dar tempo de corrigi-la se for necessário, evitando assim que a doença progrida”, finaliza.

Guardou bem as dicas? Então é hora de tirar a caderneta de vacinação da gaveta, atualizar o esquema vacinal e colocar os exames em dia. Só assim, você manterá sua saúde, seu bem mais precioso, em dia!

 

VEJA TAMBÉM

Saúde no verão: saiba como se manter saudável na estação mais quente do ano

trocar refeições por lanches e exagerar no sol podem prejudicar a saúde.

SAIBA MAIS

Novembro Azul: mitos e verdades sobre o câncer de próstata

Urologista esclarece dúvidas sobre a doença

SAIBA MAIS

Outubro Rosa: conheça os benefícios da atividade física na prevenção do câncer de mama

Especialistas explicam que se manter em movimento pode prevenir a doença

SAIBA MAIS

Outubro Rosa: Saiba quais são os sintomas do câncer de mama

Risco de câncer de mama aumenta de acordo com a idade

SAIBA MAIS

NAVEGUE POR CATEGORIAS