CONTEÚDOS

Conheça sua saúde

Heading

Mantenha a saúde em dia com os exames e vacinas essenciais

Você sabe qual é o passo a passo para manter a sua saúde em dia? Quais os exames de rotina são importantes e quais vacinas são imprescindíveis para uma vida saudável? De acordo com Nicolle Queiroz, profissional que atua em clínica médica e cardiologia, não existe uma receita de bolo. Cada paciente deverá ser avaliado conforme suas comorbidades, caso tenham esse histórico.

“É importantíssimo fazer aferimento de pressão, dosagem de glicose no sangue, contagem de colesterol, triglicerídeos e avaliação da função renal. No caso das vacinas, o calendário vacinal será de acordo com a idade. Então, para o adulto terá a tríplice adulto, hepatite B, Covid-19, gripe e, dependendo da localidade, usamos a da febre amarela também”, explica.

A profissional alerta para os riscos de ignorar a proteção vacinal. “Quando você opta por não se vacinar, torna-se vulnerável a ter outros problemas e pegar doenças que já estão erradicadas e já tem a cura, que, no caso, é a vacina. Então, a imunização serve para evitar ficar doente e se contaminar”.

Quando o assunto é o cuidado com a saúde da mulher, Nicolle ressalta dois exames muito importantes: papanicolau e a mamografia.“Dependendo da quantidade de densidade da mama, por exemplo, se ela já tiveruma mama mais gordurosa e menos glândula, a gente indica mamografia, do contrário vai fazer ultrassom. Vale ressaltar que no SUS já é possível fazer a mamografia a partir dos 40 próstata”.

Outro grupo que não pode se descuidar com os exames são os idosos. “Aqui, a avaliação deve rastrear tudo que poderá colocá-los em risco: coração, diabetes,  colesterol e pressão. Eletrocardiograma após os 35 anos é obrigatório para fazer a triagem do coração do paciente. Assim, é possível saber se não existe nenhum tipo de arritmia”.

Por fim, as crianças também têm uma atenção especial. “Este grupo precisa fazer acompanhamento com pediatra. O bebê deve realizar o testedo pezinho, do olhinho e do ouvido. E durante o crescimento precisa fazer avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor para encontrar qualquer alteração e ainda dar tempo de corrigi-la se for necessário, evitando assim que a doença progrida”, finaliza.

Guardou bem as dicas? Então é hora de tirar a caderneta de vacinação da gaveta, atualizar o esquema vacinal e colocar os exames em dia. Só assim, você manterá sua saúde, seu bem mais precioso, em dia!

 

VEJA TAMBÉM

Promessas de ano novo saudáveis – e diversificadas

Dificuldade para começar? Conheça as metas que todos conseguem alcançar.

SAIBA MAIS

O segredo da longevidade: dicas comprovadas para um envelhecimento bem-sucedido

Cuidado com as pegadinhas e confie nas dicas comprovadas pela ciência

SAIBA MAIS

Corpo em movimento, cérebro ativo: o impacto dos agachamentos na função cognitiva

Fazer agachamentos durante intervalos de TV pode ajudar a sua mente.

SAIBA MAIS

De quantas horas de sono você realmente precisa?

Você dorme, em média, quantas horas por noite?

SAIBA MAIS

NAVEGUE POR CATEGORIAS