Especialista explica a importância da meditação para o cuidado da saúde emocional
Você anda estressado? Dormindo mal? As preocupações com o trabalho, a vida financeira, a família e todas as outras questões da vida estão te impedindo de relaxar? É hora de fazer uma pausa e buscar ferramentas que ajudem a driblar os sintomas da ansiedade. Uma opção, com resultados comprovados pela ciência, é a meditação. A prática ativa funções cerebrais ligadas diretamente com a consciência, atenção, aprendizado e memória. Dessa forma, a meditação pode trazer inúmeros benefícios que auxiliam nas funções do dia a dia.
De acordo com Denise Garcia, bacharel em Turismo (UPIS-DF), pós-graduada em Psicologia Positiva e instrutora do “Happiness Program” da Organização Internacional Arte de Viver, meditar ajuda bastante no equilíbrio emocional.
“A sobrecarga de informações recebidas e a velocidade com que as mudanças ocorrem dentro das organizações e na vida cotidiana geram exaustão e riscos à saúde emocional. Em um cenário pós-pandemia, as dúvidas e incertezas trazidas pela revolução digital cresceram, e a nova realidade intensificou o estresse, gerando angústia, ansiedade, expectativas e medos, comprometendo a produtividade, criatividade, inovação e até os relacionamentos profissionais e familiares”, explica a profissional.
Denise também reforça que problemas como a ansiedade podem representar riscos à saúde física e mental. Se os sintomas do transtorno (batimento cardíaco acelerado, respiração curta e ofegante, sudorese) estiverem presentes com regularidade, é preciso ligar o alerta e procurar ajuda. “A meditação, que é uma prática milenar, pode combater a ansiedade e o estresse através da atenção plena à respiração, ao corpo, observando os pensamentos e sentimentos sem julgamentos, apenas com olhar de observador. A atenção centrada no ato de respirar – o que realizamos sem pensar – traz o foco para o momento presente, pois a respiração é o que liga a mente ao corpo físico. Dessa forma, é ativado o sistema nervoso parassimpático, responsável por fazer o corpo retornar ao estado emocional estável e de calma”.
Neste sentido, é possível pensar em alguns tipos de meditação. A Mindfulness e a Sahaj Samadhi são algumas delas “Para melhor compreensão da prática, três elementos estão presentes na Mindfulness: atenção plena (ao corpo, pensamentos e sentimentos, sem julgamentos, apenas com o olhar de observador), intenção (escolhendo priorizar as sensações que se revelam a cada momento) e compaixão (a atitude de estar com suas próprias emoções e sofrimentos, aceitando os próprios erros e sermos mais compassivos com os outros). Sahaj significa sem esforço, confortável, e Samadhi significa um estado profundo de alegria e equilíbrio. Assim como a meditação transcendental, a Meditação Sahaj Samadhi também é baseada em mantras e tem origem na tradição védica ancestral indiana”.
Há também a meditação Vipassana e a Raja Yoga. “A Vipassana é um caminho de autotransformação através da auto-observação. Focaliza-se na profunda interconexão entre a mente e o corpo, que pode ser experimentada diretamente pela atenção disciplinada às sensações físicas, que formam a vida do corpo e que se interconectam continuamente e condicionam a vida da mente. Por fim, a Raja Yoga tem como base o autoconhecimento, a compreensão de quem você é. Não são utilizadas posturas de yoga, e ela pode ser praticada sentada ou em movimento, desapegando-se de tudo que está em seu redor, como ruídos, situações e objetos. O objetivo é desenvolver a mente do observador utilizando uma sucessão de etapas que, gradativamente, o praticante vá esvaziando a mente e alcançando a plenitude”.
Se depois de tudo isso, você ainda tiver dúvidas sobre o poder da meditação, preste atenção no conselho de quem entende do assunto. “A crise ocorrida em 2020, que ainda afeta não só a saúde emocional como a economia de diversos países, nos trouxe mais consciência de que é preciso investir na saúde mental para estarmos conectados com a nossa essência, e por isso, muitas pessoas se permitiram conhecer essa prática milenar há poucos anos. Importante lembrar que todos nós buscamos viver com qualidade, sermos produtivos, termos uma comunicação assertiva para nos relacionarmos bem nos negócios e na nossa vida cotidiana. A prática de meditação pode ser uma aliada no desenvolvimento dos indivíduos, no fortalecimento da inteligência emocional, pois eleva os níveis de atenção e resiliência. E profissionalmente, contribui para o bem-estar diário como base para uma liderança transformacional, inspirando os colaboradores para a entrega de resultados diferenciados”, finaliza a especialista.