CONTEÚDOS

Saúde Mental

Heading

Organização financeira: saiba como começar a investir

Especialista dá dicas de como organizar a vida financeira e sair do vermelho 

 

Começar o ano no vermelho é o maior pesadelo de grande parte da população. Principalmente para os pais que precisam organizar a vida financeira para comprar material escolar, fazer matrícula e atualizar o uniforme dos filhos para o início do período letivo. Por isso, o ideal é ter uma reserva financeira separada para essa e outras situações. Mas, como não é fácil se manter no azul, conversamos com Tatiana Souza Guedes, engenheira de produção e head de Fundos de Investimentos e Previdência Privada na InvestsmartXP. Ela apresenta algumas dicas, a primeira delas é como começar a investir.  

 

“Não existe uma regra para começar a investir, mas investir cedo traz diversos benefícios, dentre eles, o poder dos juros compostos, que irá atuar potencializando os rendimentos dos investimentos no longo prazo. Sem dúvida, se planejar para iniciar um investimento é essencial. Destinar parte dos seus rendimentos mensais poderá fazer a diferença no longo prazo. Realizar um planejamento financeiro também irá contribuir para o sucesso dos investimentos, afinal, atribuir objetivos de curto, médio e longo prazos trará a possibilidade ao investidor de se organizar e evitar que o planejamento fuja do esperado. Alguns exemplos práticos que podem ajudar nesse planejamento: realizar o sonho de uma viagem, comprar um automóvel ou até mesmo a casa própria. Estes sonhos trazem ao investidor a motivação necessária para não desistir e conseguir realizar os seus objetivos”, afirma a executiva.   

 

A engenheira ainda reforça que, além de atribuir objetivos, é importante que o investidor conheça o seu perfil para entender como irá lidar com os riscos: “Atualmente, existem alguns perfis de investidor, sendo eles: conservador, moderado e agressivo. Entender qual o perfil individual fará toda a diferença no momento de escolher os principais ativos para compor uma carteira de investimentos, evitando perdas de dinheiro desnecessárias. A disciplina fará toda a diferença para ter sucesso e separar um percentual dos ganhos mensais para aportes em investimentos, o que trará excelentes resultados. Não existe uma regra, cada investidor de acordo com a sua capacidade de poupança poderá destinar parte dos seus recursos para seus investimentos. O mais importante é dar início para garantir sua liberdade financeira”.   

 

Mas, antes de investir, é preciso entender como isso pode ser feito de forma segura. “Existem algumas promessas de grandes rentabilidades no curto prazo. Certamente alguns de nós já ouvimos sobre produtos que garantem 10% de rentabilidade ao mês. Fujam dessas alternativas e promessas de produtos que garantem rentabilidade muito acima do mercado e evitem cair em ciladas. Contratar produtos que estejam dentro do perfil de cada investidor é muito importante. Não existe o investimento certo ou errado, mas ter acesso a produtos dentro do perfil aumentará a possibilidade de ter sucesso”, explica. 

 

Para finalizar, se for possível, aposte em cursos. Eles ajudarão no conhecimento sobre o mercado financeiro. “Existem excelentes materiais para auxiliar o investidor iniciante e eu vou deixar aqui algumas opções para estudo e consulta:  www.xpeducacao.com.br/cursos/o-beaba-financeiro e www.cursos.cvm.gov.br”, destaca a head de Fundos de Investimentos e Previdência Privada na InvestsmartXP

VEJA TAMBÉM

O estresse no trabalho prejudica o coração

Cuidado com a saúde e o estresse no trabalho

SAIBA MAIS

As redes sociais causam dependência? Veja o que diz a ciência.

Criamos um relacionamento disfuncional com as nossas redes?

SAIBA MAIS

O hábito incomum que potencializa a sua saúde mental

A ação, que conecta você consigo mesmo, traz diversos benefícios

SAIBA MAIS

Estratégias para melhorar sua inteligência emocional

Essa é uma das habilidades mais procuradas e valorizadas pelas empresas

SAIBA MAIS

NAVEGUE POR CATEGORIAS