CONTEÚDOS

Conheça sua saúde

Heading

Saiba quais são as doenças crônicas mais frequentes no Brasil e como preveni-las

As doenças que mais atingem a população brasileira e quando não tratadas levam a óbito são, atualmente, os problemas cardíacos, doenças infecciosas, tumores malignos, diabetes mellitus e as doenças respiratórias crônicas respectivamente. Em 2022, mais da metade das mortes registradas no país foram causadas por essas patologias, segundo o Ministério da Saúde.

De acordo com a coordenadora de vigilância e promoção da saúde da Secretaria de Estado de Saúde (SES) do Rio de Janeiro, Eralda Ferreira, as doenças crônicas são causadas principalmente pelo estilo de vida, como tabagismo, a inatividade física, a alimentação não saudável e o uso abusivo do álcool.

A profissional também explica o porquê do alto índice de casos cardiovasculares, o maior causador de mortes no último ano. “O envelhecimento da população, as desigualdades de renda que fazem essas pessoas terem menos acesso à alimentação mais saudável, a massificação da propaganda de alimentos ultraprocessados que são vendidos em larga escala sem o aviso dos altos teores de sal, açúcar e gordura e excesso de calorias e o incentivo ao consumo das bebidas alcoólicas são alguns dos vários fatores para essa ocorrência”.

Prevenção

Os exames laboratoriais e de imagens servem para detectar doenças sem sintomas. Exames de sangue, com biomarcadores tumorais, ajudam a detectar câncer, Alzheimer e até doenças mentais.

Outra forma simples de acompanhar a saúde é medir a pressão arterial ao menos a cada três meses. Infelizmente, é muito comum pessoas terem pressão alta e não sentirem nada. Atualmente, existem até aplicativos de Saúde que ajudam a monitoram e controlar os batimentos cardíacos diários.

VEJA TAMBÉM

5 dicas para prevenir o câncer de mama

Autoexame, atividade física e alimentação saudável são essenciais

SAIBA MAIS

5 exames essenciais para a saúde da mulher

Chave para o bem-estar é o autocuidado e a prevenção

SAIBA MAIS

Fumar acelera o envelhecimento, apontam estudos

Cigarro danifica a não só a pele, mas as células do corpo humano

SAIBA MAIS

Exercício pode reduzir o risco de diabetes genética?

Uma hora de exercício por dia protege a sua longevidade

SAIBA MAIS

NAVEGUE POR CATEGORIAS