CONTEÚDOS

Conheça sua saúde

Heading

Saiba quais são as doenças crônicas mais frequentes no Brasil e como preveni-las

As doenças que mais atingem a população brasileira e quando não tratadas levam a óbito são, atualmente, os problemas cardíacos, doenças infecciosas, tumores malignos, diabetes mellitus e as doenças respiratórias crônicas respectivamente. Em 2022, mais da metade das mortes registradas no país foram causadas por essas patologias, segundo o Ministério da Saúde.

De acordo com a coordenadora de vigilância e promoção da saúde da Secretaria de Estado de Saúde (SES) do Rio de Janeiro, Eralda Ferreira, as doenças crônicas são causadas principalmente pelo estilo de vida, como tabagismo, a inatividade física, a alimentação não saudável e o uso abusivo do álcool.

A profissional também explica o porquê do alto índice de casos cardiovasculares, o maior causador de mortes no último ano. “O envelhecimento da população, as desigualdades de renda que fazem essas pessoas terem menos acesso à alimentação mais saudável, a massificação da propaganda de alimentos ultraprocessados que são vendidos em larga escala sem o aviso dos altos teores de sal, açúcar e gordura e excesso de calorias e o incentivo ao consumo das bebidas alcoólicas são alguns dos vários fatores para essa ocorrência”.

Prevenção

Os exames laboratoriais e de imagens servem para detectar doenças sem sintomas. Exames de sangue, com biomarcadores tumorais, ajudam a detectar câncer, Alzheimer e até doenças mentais.

Outra forma simples de acompanhar a saúde é medir a pressão arterial ao menos a cada três meses. Infelizmente, é muito comum pessoas terem pressão alta e não sentirem nada. Atualmente, existem até aplicativos de Saúde que ajudam a monitoram e controlar os batimentos cardíacos diários.

VEJA TAMBÉM

Promessas de ano novo saudáveis – e diversificadas

Dificuldade para começar? Conheça as metas que todos conseguem alcançar.

SAIBA MAIS

O segredo da longevidade: dicas comprovadas para um envelhecimento bem-sucedido

Cuidado com as pegadinhas e confie nas dicas comprovadas pela ciência

SAIBA MAIS

Corpo em movimento, cérebro ativo: o impacto dos agachamentos na função cognitiva

Fazer agachamentos durante intervalos de TV pode ajudar a sua mente.

SAIBA MAIS

De quantas horas de sono você realmente precisa?

Você dorme, em média, quantas horas por noite?

SAIBA MAIS

NAVEGUE POR CATEGORIAS