CONTEÚDOS

Conheça sua saúde

Heading

Saúde no verão: saiba como se manter saudável na estação mais quente do ano

Substituir refeições por lanches e exagerar no sol são ações que podem prejudicar a saúde

Está chegando a hora da estação mais quente do ano ditar as regras. O verão já está batendo na porta e nesta época do ano, com as temperaturas cada vez mais elevadas, dias no sol, festas na piscina, noites sem dormir e muita bebedeira, uma preocupação surge: como manter a saúde em dia? A nutricionista Ruliane Bittencourt explica que o primeiro passo é entender que a saúde merece ser cuidada o ano inteiro, não só no verão.

“Devemos ter hábitos saudáveis nas quatro estações. Afinal, não basta cuidar da saúde em apenas um único período, não é mesmo? Para isso, descasque mais e desembale menos. A alimentação deve ter como base produtos in natura. Quanto mais descascamos e menos desembalamos, mais próximos estaremos de uma alimentação saudável. Ao comprar produtos industrializados, esteja atento às informações nutricionais do rótulo para fazer escolhas mais assertivas. Outro detalhe importante é que dias de calor intenso podem fazer com que haja uma redução no apetite. Opte por refeições mais leves. Frutas e verduras possuem digestão mais fácil e ajudam a manter a hidratação", explica a nutricionista.

A profissional que tem MBA em Segurança, Qualidade e Gestão em Alimentação para a Coletividade ainda ressalta o quanto é importante não deixar a atividade física de lado, mesmo depois de uma noite de farra: “O calor excessivo muitas vezes faz com que as pessoas deixem de manter a rotina de exercício. Quando realizar as atividades físicas ao ar livre, procure fazer em horários de calor menos intenso: até as 10h e depois das 17h. E, claro, mantenha a hidratação adequada: água, água de coco ou sucos naturais. Evite bebidas industrializadas e ultraprocessadas, ricas em açúcares e corantes”.

Mas, se tornar adepto do sedentarismo no verão não é o único erro que pode prejudicar a saúde nesta época do ano, exposição ao sol em excesso e substituir as refeições por lanches rápidos também podem ser bastante prejudiciais. “Quer garantir um bronzeado bonito e saudável? Faça uso regular de alimentos que contenham betacaroteno: cenoura, manga, abóbora e couve-manteiga, por exemplo. Já as refeições, cada uma delas, nos garante nutrientes diferentes. E a manutenção da saúde depende da garantia da diversidade de nutrientes. Geralmente, é no almoço e no jantar que consumimos legumes, verduras e proteína de alto valor biológico. Vez ou outra acontecer essa substituição, tudo bem. Mas se isso se tornar uma rotina, pode impactar negativamente em sua saúde”, afirma Ruliane.

Por fim, a nutricionista reforça a importância de reforçar os cuidados com crianças e idosos no verão: “É necessário redobrar a atenção com a hidratação de crianças e idosos neste período, ofertando água mesmo que eles não peçam, pois a perda de líquidos e eletrólitos através do suor aumenta muito. O idoso é mais suscetível à desidratação do que o restante da população, pois a absorção de água pelo organismo vai perdendo a eficácia com o envelhecimento. Além disso, a utilização de alguns medicamentos, em especial os diuréticos, podem induzir o idoso a urinar mais vezes, perdendo um volume maior de líquido. Já as crianças ‘esquecem’ de beber água por estarem entretidos com brincadeiras e atividades que fogem da rotina”.

VEJA TAMBÉM

5 dicas para prevenir o câncer de mama

Autoexame, atividade física e alimentação saudável são essenciais

SAIBA MAIS

5 exames essenciais para a saúde da mulher

Chave para o bem-estar é o autocuidado e a prevenção

SAIBA MAIS

Fumar acelera o envelhecimento, apontam estudos

Cigarro danifica a não só a pele, mas as células do corpo humano

SAIBA MAIS

Exercício pode reduzir o risco de diabetes genética?

Uma hora de exercício por dia protege a sua longevidade

SAIBA MAIS

NAVEGUE POR CATEGORIAS