CONTEÚDOS

Saúde Mental

Heading

Simplicidade e bem-estar mental: como ações simples  podem ajudar a equilibrar a mente

Falta de tempo, pressão no trabalho, correria para dar conta de tudo, demandas para entregar, notas altas para apresentar. São muitos os fatores que tornam a vida estressante e dificultam o equilíbrio da mente. No momento em que muito se fala sobre síndrome de burnout, depressão, esgotamento emocional e todos os transtornos que prejudicam a saúde mental, alguns especialistas defendem que o segredo para driblar a situação é voltar ao início.  

“Quando falamos isso, na verdade, queremos dizer que o primeiro passo para colocar corpo, mente e vida em equilíbrio é retornar aos atos mais simples. Aqueles que deixamos de lado, que muitas vezes até esquecemos que existem. Infelizmente, a correria e o estresse fizeram agente esquecer o olho no olho, o ato de conversar de forma tranquila, de parar uns minutos para respirar com calma e desacelerar o ritmo. Tudo isso tem ficado para trás na corrida louca para dar conta de tudo que temos que fazer ao longo de míseras 24 horas”, explica a psiquiatra Carolina Strenbich.  

Segundo a profissional, um dos maiores vilões da atualidade, principalmente envolvendo as gerações mais jovens, é o celular: “Viramos reféns deste pequeno aparelho. Percebo no consultório, durante as consultas, que muitos pacientes não conseguem se desligar do celular. Se ele vibra, já surge uma necessidade incontrolável de olhar para descobrir quem está ligando ou enviando mensagens. Como se tudo ali fosse muito urgente. A vida passa, mas não vemos nada, a menos que ela esteja na tela do telefone. Chegamos ao ponto de entrarem ambientes como teatro, cinema e restaurantes e pedir a senha do wi-fi. Se o local não tiver internet, nem entramos”.  

Para a psiquiatra, é importante que o indivíduo tenha contato com a natureza, momentos de lazer, boa alimentação e qualidade de sono. “Organize o tempo para que ele seja o seu aliado sempre. Separe um momento na agenda para não trabalhar. Aproveite para viajar, sair com amigos ou, simplesmente, ficar em casa assistindo séries. Outra questão é a atividade física. Parece clichê, mas fazer exercício ajuda a eliminar toxinas, refletir, rever alguns conceitos e prioridades. Assim como ter uma alimentação balanceada. Não adianta se alimentar bem no café da manhã e passar horas sem ingerir água e alimentos. Passe mais tempo ao lado das pessoas que você ama, isso dará sentido a sua vida. Nada de trocar a noite pelo dia. Dormir bem é fundamental para o relaxamento do corpo e da mente. Por fim, cuide da sua cabeça, procure ajuda de um terapeuta se perceber dificuldades em lidar com os sentimentos, emoções e as próprias frustrações”, finaliza.  

Portanto, separe um tempo na agenda e vá curtira vida com quem te faz bem. Aproxime-se da natureza, tenha bons momentos e eternize boas lembranças, na mente, e não no celular.  

 

VEJA TAMBÉM

O estresse no trabalho prejudica o coração

Cuidado com a saúde e o estresse no trabalho

SAIBA MAIS

As redes sociais causam dependência? Veja o que diz a ciência.

Criamos um relacionamento disfuncional com as nossas redes?

SAIBA MAIS

O hábito incomum que potencializa a sua saúde mental

A ação, que conecta você consigo mesmo, traz diversos benefícios

SAIBA MAIS

Estratégias para melhorar sua inteligência emocional

Essa é uma das habilidades mais procuradas e valorizadas pelas empresas

SAIBA MAIS

NAVEGUE POR CATEGORIAS