CONTEÚDOS

Saúde Mental

Heading

Veja 5 dicas para vencer o vício em tecnologia

 1. Monitore seu tempo de tela e defina limites.

É mais fácil falar do que fazer, certo? Graças às ferramentas de saúde digital que agora estão integradas com a maioria dos smartphones, você pode ligar a funcionalidade ‘tempo de tela’ para ver quantas horas por dia/semana você está online. Em seguida, você pode definir limites para os aplicativos ou sites mais tentadores que roubam seu foco.

2. Crie zonas e momentos sem tecnologia.

Você janta em um local específico na sua casa? Torne-o uma zona sem tecnologia. Ou mesmo, um horário sem tecnologia se você tem uma rotina de refeições.

 3. Deslogue de (ou apague!) aplicativos que você não precisa.

Todos nós temos um relacionamento de amor/ódio com os e-mails de trabalho no celular. Para muitos, esta é uma realidade da qual não podem escapar. Se você puder, mesmo que apenas durante os finais de semana ou férias, deslogue. É fácil demais ir “checar se você recebeu algum e-mail” e isso frequentemente nos tenta a fazê-lo sem pensar. O mesmo serve para plataformas de mídias sociais como o Twitter e Facebook. Se forçar a usar o computador em vez de ficar rolando pra baixo sem pensar no seu celular pode reduzir seu uso.

 4. Vai sair? Deixe seu celular em casa.

Sempre que possível, se você for sair com amigos e família tente deixar seu celular em casa, no seu carro ou dentro de uma bolsa ou bolso. Ter um dispositivo em cima da mesa na nossa frente é muito tentador e até mesmo uma breve pausa na conversa pode nos fazer pegá-lo sem pensar.

 5. Durma sem o seu celular.

Essa parte é difícil. Muitos de nós usamos nossos celulares como despertadores, ou ficamos preocupados que alguém possa precisar de nós em uma emergência no meio da noite. Dito isto, dormir sem o celular dolado da sua cama é uma das melhores coisas que você pode fazer para melhorar seu relacionamento consigo mesmo. A exposição à luz azul dos nossos celulares comprovadamente afeta negativamente nossa qualidade do sono  – um fator-chave na saúde mental positiva. Considere carregar seu celular em outro cômodo. E comprar um despertador.

 

VEJA TAMBÉM

Saiba como o excesso de tecnologia pode afetar a saúde mental

Mais desafio está em saber gerir o poder das plataformas

SAIBA MAIS

Empresas de tecnologia investem em apps para melhorar a saúde mental

Aplicativos de saúde cresceram nos últimos dois anos

SAIBA MAIS

Veja 5 dicas para vencer o vício em tecnologia

Criar zonas sem tecnologia em casa está entre as sugestões

SAIBA MAIS

Saiba como o sono ajuda a manter saúde mental

Sono ajuda a refinar habilidades cognitivas e regular emoções

SAIBA MAIS

NAVEGUE POR CATEGORIAS