CONTEÚDOS

Saúde Mental

Heading

Veja dicas de relaxamento para 2023

Correria de trabalho, contas para pagar, casa para cuidar…Enfim, um dia a dia que deixa qualquer um muito estressado. 2022 está chegando ao fim. É hora de se livrar de toda a pressão que o ano trouxe, relaxar e preparar o corpo e a alma para os desafios que estão a caminho. Uma das formas é focar em uma boa alimentação.  

Para isso, a nutricionista Isabella Nogueira apresenta uma série de alimentos que auxiliam nesta missão: “Quando falamos em alimentação saudável, as pessoas logo acreditam que ela só serve para perda de peso, ganho de massa magra e melhora da saúde física. Mas, não é só isso. Uma alimentação balanceada, com os alimentos certos, pode ajudar a combater o estresse de forma natural. Alguns deles são banana, laranja, chás, cacau e amêndoas”.  

Segundo Isabella, a banana, por exemplo, é rica em nutrientes que estimulam a produção de serotonina, o mesmo acontece com as amêndoas. Já a laranja também oferece magnésio, potássio e cálcio. Ela ajuda na redução do cortisol após picos de estresse. “O cacau tem uma substância chamada triptofano, que ajuda a acalmar e tem efeito semelhante aos dos chás, principalmente os de erva-cidreira, passiflora, camomila, maracujá e alecrim", detalha.  

Já no campo da atividade física, alguns exercícios também auxiliam muito no relaxamento. “Não estamos falando de musculação pesada. Aqui, o ideal é focar em outras opções como Yoga, hot yoga, que é muito praticada no verão, pilates, uma luta como boxe ou muay thai, corrida e natação, esta última também é uma boa opção nos dias quentes de verão. Todas essas atividades ajudam a liberar hormônios ligados à sensação de bem-estar”, explica Mariana Silva Neto, professora de educação física e personal trainer.  

Se nenhuma das ações te agradar, então tente meditar. “A meditação ajuda a regular as emoções, gerando conforto para lidarmos com situações desconfortáveis e desafiadoras. Como resultado, ela permite reagir com calma, de forma pensada e empática diante do estresse e dos desafios do dia a dia”, finaliza a instrutora e terapeuta de meditação Luana Flyies.

 

VEJA TAMBÉM

O estresse no trabalho prejudica o coração

Cuidado com a saúde e o estresse no trabalho

SAIBA MAIS

As redes sociais causam dependência? Veja o que diz a ciência.

Criamos um relacionamento disfuncional com as nossas redes?

SAIBA MAIS

O hábito incomum que potencializa a sua saúde mental

A ação, que conecta você consigo mesmo, traz diversos benefícios

SAIBA MAIS

Estratégias para melhorar sua inteligência emocional

Essa é uma das habilidades mais procuradas e valorizadas pelas empresas

SAIBA MAIS

NAVEGUE POR CATEGORIAS