CONTEÚDOS

Conheça sua saúde

Heading

Veja dicas para se exercitar no frio

As temperaturas baixas que boa parte do país enfrentam nos meses de junho a setembro tendem a mudar a rotina dos praticantes de exercícios físicos e geram dúvidas sobre fazer ou não atividades ao ar livre durante o inverno.

A diferença na hora de fazer atividade física no frio está nos detalhes, como vestimenta, aquecimento e alongamento. Veja cinco dicas para manter a rotina de exercícios mesmo nos dias frios.

Agasalhe-se bem e tome bastante cuidado com alongamento e aquecimento. Em baixas temperaturas, os tendões e musculatura estão mais rígidos, então demanda um alongamento um pouco mais cuidadoso. E vale lembrar que o alongamento não aquece o corpo. Como está mais frio, o praticante de atividade física deve fazer um aquecimento mais longo, num ritmo menos intenso. Se você vai correr, por exemplo, primeiro comece com uma caminhada, depois acelere um pouco o passo. Só quando o corpo estiver realmente aquecido, quando o fluxo sanguíneo aumentar, inicie a corrida.

Para quem pratica esportes aquáticos, também vale a pena prestar atenção no choque térmico ao sair da água. Muitas pessoas nadam em piscinas aquecidas, então é bom tomar cuidado com a variação de temperatura. Estar bem agasalhado após a atividade é essencial.

O frio realmente aumenta o fechamento das artérias, mas a questão do aumento da pressão depende de uma série de fatores. Se a pessoa não tem problemas vasculares, como hipertensão, as alterações de um exercício no frio não são significativas. Se a mudança na pressão não for normal, pode ser a questão de um problema preexistente que ainda estava em uma fase assintomática e que a pessoa não tinha notado.

VEJA TAMBÉM

Promessas de ano novo saudáveis – e diversificadas

Dificuldade para começar? Conheça as metas que todos conseguem alcançar.

SAIBA MAIS

O segredo da longevidade: dicas comprovadas para um envelhecimento bem-sucedido

Cuidado com as pegadinhas e confie nas dicas comprovadas pela ciência

SAIBA MAIS

Corpo em movimento, cérebro ativo: o impacto dos agachamentos na função cognitiva

Fazer agachamentos durante intervalos de TV pode ajudar a sua mente.

SAIBA MAIS

De quantas horas de sono você realmente precisa?

Você dorme, em média, quantas horas por noite?

SAIBA MAIS

NAVEGUE POR CATEGORIAS