CONTEÚDOS

Conheça sua saúde

Heading

Veja dicas para se exercitar no frio

As temperaturas baixas que boa parte do país enfrentam nos meses de junho a setembro tendem a mudar a rotina dos praticantes de exercícios físicos e geram dúvidas sobre fazer ou não atividades ao ar livre durante o inverno.

A diferença na hora de fazer atividade física no frio está nos detalhes, como vestimenta, aquecimento e alongamento. Veja cinco dicas para manter a rotina de exercícios mesmo nos dias frios.

Agasalhe-se bem e tome bastante cuidado com alongamento e aquecimento. Em baixas temperaturas, os tendões e musculatura estão mais rígidos, então demanda um alongamento um pouco mais cuidadoso. E vale lembrar que o alongamento não aquece o corpo. Como está mais frio, o praticante de atividade física deve fazer um aquecimento mais longo, num ritmo menos intenso. Se você vai correr, por exemplo, primeiro comece com uma caminhada, depois acelere um pouco o passo. Só quando o corpo estiver realmente aquecido, quando o fluxo sanguíneo aumentar, inicie a corrida.

Para quem pratica esportes aquáticos, também vale a pena prestar atenção no choque térmico ao sair da água. Muitas pessoas nadam em piscinas aquecidas, então é bom tomar cuidado com a variação de temperatura. Estar bem agasalhado após a atividade é essencial.

O frio realmente aumenta o fechamento das artérias, mas a questão do aumento da pressão depende de uma série de fatores. Se a pessoa não tem problemas vasculares, como hipertensão, as alterações de um exercício no frio não são significativas. Se a mudança na pressão não for normal, pode ser a questão de um problema preexistente que ainda estava em uma fase assintomática e que a pessoa não tinha notado.

VEJA TAMBÉM

Veja dicas para se exercitar no frio

Agasalhe-se bem e tome bastante cuidado com alongamento e aquecimento.

SAIBA MAIS

Resgate seu cupom de até 15% de desconto no Vacinas.com.br

Neste roteiro, saiba como resgatar seu cupom Vitality no vacinas.com.br

SAIBA MAIS

Dez dicas para ajudar a reduzir o consumo de álcool

Listar as suas razões pessoais está entre as prioridades

SAIBA MAIS

Conheça os danos invisíveis do diabetes

Diagnóstico da doença pode levar sete anos

SAIBA MAIS

NAVEGUE POR CATEGORIAS