CONTEÚDOS

Nutrição Vitality

Heading

A ciência por trás da alimentação e humor

Todos já passamos por isso: se sentindo para baixo ou estressado(a) depois de um longo dia, então pegamos alguma comida prática na forma de guloseima. Mas em vez de nos fazer sentir melhor, estes alimentos não saudáveis como refrigerantes, comidas altamente processadas e refinadas acabam tendo o efeito oposto – nos dão uma carga imediata de dopamina por conta do açúcar seguida por uma queda brusca que frequentemente afeta o nosso humor.

Para aqueles lidando com problemas atuais na saúde mental, nutrição é algo crucial. Um estudo de 2017 analisou fatores alimentares como uma intervenção para tratar depressão. Esta pesquisa mostrou que quando pacientes de saúde mental receberam as informações nutricionais corretas – além de orientação para melhorar suas dietas – passaram a ter episódios depressivos menos recorrentes e severos.

Abordagens holísticas para o corpo/mente para promover uma saúde mental positiva se popularizaram nos últimos anos, com cada vez mais estudos documentando a relação entre uma dieta saudável, exercícios físicos,sono, plenitude e bem-estar mental.

 O nutricionista da Vitality Terry Harris enfatiza que assim como outros órgãos em nosso corpo, o cérebro requer alimentos densos em nutrientes para funcionar de forma otimizada.

“Estamos vendo cada vez mais o quanto fatores nutricionais estão entrelaçados com a cognição, comportamento e emoção humanos. Há um conjunto de evidências em crescimento mostrando que nutrição pode ter um papel importante na prevenção e controle de problemas na saúde mental,” afirma ela, acrescentando, “isso é especialmente perceptível na prevenção e controle da depressão.”

Motivos de reflexão

Pessoas que incorporam uma grande variedadede alimentos saudáveis em suas dietas e limitam ativamente sua ingestão de bebidas açucaradas e comidas não saudáveis repletas de açúcar (doces,chocolates, bolos, biscoitos), cereais refinados, carne processada e alimentos altamente processados ou fast food tendem a ter uma perspectiva geral mais feliz e menos variações de humor. Adotar uma dieta com alimentos saudáveis significa seguir orientações gerais de nutrição, além de se manter hidratado(a),bem como minimizar o consumo de álcool e cafeína.

Tudo isso tem importância na regulagem do seu humor e níveis de ansiedade. “Saúde mental pode ser um desafio avassalador para as pessoas, então, ter controle na área da nutrição pode pelo menos tornar as coisas mais administráveis,” afirma Harris.

“Além disso,” ela acrescenta, “Não pense que deve fazer tudo de uma só vez. Na Vitality, acreditamos em pequenos passos para uma grande mudança. Experimente uma dica de nutrição por semana para ver qual é a melhor forma de encaixar estes novos comportamentos saudáveis em sua vida.

VEJA TAMBÉM

Saiba como ter sempre comida de verdade nas refeições

Entenda a orientação do ministério da saúde

SAIBA MAIS

Veja dicas de como montar uma lancheira saudável para crianças

Um alimento de cada grupo é a chave para uma lancheira equilibrada

SAIBA MAIS

Saiba quais são os grupos de alimentos da pirâmide

A pirâmide alimentar brasileira é dividida em 6 grupos básicos

SAIBA MAIS

Como Melhorar Sua Saúde Intestinal e Saúde Mental

Você sabe qual a ligação entre o intestino e o cérebro? Veja mais aqui.

SAIBA MAIS

NAVEGUE POR CATEGORIAS