CONTEÚDOS

Nutrição Vitality

Heading

Saiba como ter sempre comida de verdade nas refeições

Para desmistificar a ideia de que comer de forma adequada e saudável é difícil, o Ministério da Saúde elencou com a ajuda da nutricionista Thaís Neves cinco estratégias simples que podem ser incorporadas no seu dia a dia. 

Comece pelo planejamento


Esse é um importante passo para evitar as tentações. Por isso é essencial planejar a alimentação, as compras e o tempo de preparo de acordo com cada rotina para evitar que, por falta de opções ou de organização, sejam consumidos alimentos ultra processados. Esse é um passo que também ajuda na economia, já que evita compras desnecessárias e, consequentemente, o desperdício. 

Aposte nos estabelecimentos que comercializem produtos in natura

Se você não tem acesso aos produtos ultraprocessados, fica mais difícil de comprar. Por isso, fazer compras em locais que ofertem variedades de alimentos in natura ou minimamente processados – como feiras, hortifrútis e comércios abastecidos por agricultores da região - também é uma atitude que pode auxiliar nesse processo, assim como cultivá-los em pequenas hortas em casa. Essa etapa também tem uma função social importante, uma vez que fortalece o mercado local e incentiva o pequeno produtor. 

 

Aproveite os produtos da época

 Essa etapa é a consequência da anterior. Se você já está indo às compras em feiras e quitandas, a dica é aproveitar para levar os alimentos que estão no período de safra. Essa é uma escolha que vai te garantir produtos mais baratos, mais saborosos e de maior qualidade. 

 

Cozinhe mais

Colocar a mão na massa é um passo importante para ter sempre comida de verdade na mesa, sem falar que é um hábito econômico e de grande valor afetivo. Cozinhar carrega consigo o potencial de compartilhar, seja durante o preparo ou o consumo. 

 Por isso, também é uma estratégia saudável desenvolver habilidades culinárias, ou seja: aquelas que envolvem a seleção, pré-preparo, tempero, cozimento, combinação e apresentação dos alimentos, bem como praticar e partilhar essas habilidades e as responsabilidades com os integrantes da família e amigos. 

 

Não se deixe levar pela publicidade

A publicidade dos ultraprocessados é um dos grandes obstáculos da alimentação adequada e saudável, especialmente para as crianças. Ela muitas vezes explora atributos dos produtos industrializados que levam os consumidores ao erro, aumentando as chances de que sejam vistos como boas opções pelas pessoas. “Também é interessante ser crítico quanto às informações sobre alimentação veiculadas pela mídia e procurar fontes confiáveis, e quando fora de casa preferir locais que sirvam refeições caseira se feitas na hora”, finaliza Thaís. 

VEJA TAMBÉM

Saiba como ter sempre comida de verdade nas refeições

Entenda a orientação do ministério da saúde

SAIBA MAIS

Veja dicas de como montar uma lancheira saudável para crianças

Um alimento de cada grupo é a chave para uma lancheira equilibrada

SAIBA MAIS

Saiba quais são os grupos de alimentos da pirâmide

A pirâmide alimentar brasileira é dividida em 6 grupos básicos

SAIBA MAIS

Como Melhorar Sua Saúde Intestinal e Saúde Mental

Você sabe qual a ligação entre o intestino e o cérebro? Veja mais aqui.

SAIBA MAIS

NAVEGUE POR CATEGORIAS