CONTEÚDOS

Nutrição Vitality

Heading

Como Melhorar Sua Saúde Intestinal e Saúde Mental

“Toda doença começa no intestino.” -Hipócrates

Nos últimos anos, houve um aumento no número de pesquisas sobre saúde emocional e imunológica e como isso está relacionado com o seu intestino e saúde digestiva. Por exemplo, as bactérias intestinais fabricam 95% do suprimento de serotonina do seu corpo, um importante neuroquímico que pode afetar o humor, a digestão e o sono. Um intestino pouco saudável pode aumentar os sintomas fisiológicos da depressão, estresse e ansiedade - e exacerbá-los.

Prestar atenção à nutrição e gerenciar sua saúde emocional geral ajudará a cuidar do seu intestino e vice-versa.

A conexão entre intestino e cérebro

Problemas estomacais são um dos sintomas mais comuns de estresse e ansiedade. Pesquisadores identificaram uma ligação entre o intestino e o cérebro. Assim como o cérebro, o seu intestino é cheio de nervos chamados sistema nervoso entérico, ou ENS, também referido como o "segundo cérebro". O sistema nervoso entérico tem o mesmo tipo de neurônios e neurotransmissores encontrados no seu sistema nervoso central. Essa conexão entre o cérebro e o intestino afeta a sua digestão, humor e a maneira como você pensa.

Sintomas e condições relacionados ao estresse no intestino:

• Indigestão

• Indisposição estomacal e diarreia

• Síndrome do Intestino Irritável (IBS)

• Prisão de Ventre

• Perda de apetite ou fome fora do comum

• Náusea

Se você estiver sentindo algum dos sintomas acima, pode ser uma resposta ao nervosismo ou ansiedade, com seu corpo liberando hormônios e substâncias químicas que entram no sistema digestivo. O desequilíbrio químico resultante pode causar problemas gastrointestinais.

Como melhorar a saúde do seu intestino

Se você está procurando melhorar a saúde do seu intestino, aqui estão várias coisas que você pode fazer, incluindo: controlar o estresse, dormir o suficiente, não fumar e limitar o consumo de álcool e cafeína. Você pode notar que essas são as diretrizes gerais que ouvimos repetidamente para ajudar a manter um estilo de vida saudável. Não é surpresa que também mantenha seu sistema digestivo funcionando de forma ideal. Outras sugestões para melhorar a saúde do intestino incluem:

• Prestar atenção com o que você come. Coma lanches e refeições saudáveis e fique longe de alimentos junk. Uma maneira de fazer isso é preparar refeições planejadas com antecedência, ter algumas frutas ou barras de granola para beliscar quando estiver com fome. Além disso, leve tempo para saborear completamente a comida, apreciando cada mordida.

• Coma uma ampla variedade de alimentos diversificados. Coma alimentos diversos evitando aqueles altamente processados. Inclua fontes de alimentos prebióticos (grãos integrais, bananas, verduras, cebolas, alho, soja e alcachofras) e probióticos (iogurte, kefir, kimchi, chucrute) (veja abaixo para mais sugestões).

• Faça, de fato, a digestão da sua comida. Após uma refeição, é importante estar em um estado de relaxamento para produzir os sucos gástricos necessários para absorver a comida. O suco gástrico é essencial para a absorção de vitaminas, minerais e nutrientes necessários para apoiar um corpo e cérebro saudáveis.

• Pratique exercícios. Pode ser difícil manter-se regularmente ativo. Agendar algum tempo de exercício pode encorajá-lo a se exercitar. Alternativamente, dê uma caminhada ao redor do seu bairro. Isso pode ajudá-lo a reduzir o estresse e melhorar seu bem-estar físico e emocional.

Beba bastante água.  Tente beber entre seis e oito copos de água por dia para melhorar o processo digestivo.

• Procure ajuda. Um terapeuta especializado em ansiedade pode ajudar a lidar com a preocupação crônica.

Alimento Para a Sua Saúde Mental:

O segredo para melhorar a saúde intestinal é conhecer os tipos de alimentos que impulsionam sua saúde intestinal e, no final das contas, sua saúde mental. Alguns desses alimentos incluem:

Fibras. Comer fibras melhora a memória e o humor geral. Também reduz a inflamação e o estresse oxidativo, apoiando a microbiota. Alimentos ricos em fibras incluem feijões e legumes, aveia, nozes, chocolate amargo, frutas e vegetais.

Vitamina D. A vitamina D regula seu microbioma e reduz a inflamação gastrointestinal. Alguns alimentos que possuem Vitamina D incluem gema de ovo, atum, salmão, suco de laranja e leite fortificado.

Proteína.  Comer proteína diminui os sentimentos de depressão devido à produção de serotonina, que melhora o humor. Boas fontes de proteína incluem ovos, leite, iogurte, carne magra, peru, frango, peixe, brócolis, aveia e nozes.

Ômega-3. Os ácidos graxos ômega-3 ajudam a reduzir o colesterol, aumentar a memória e a função cognitiva, além de reduzir os desejos por açúcar. Nozes, sementes de linhaça, salmão, sardinhas e cavalas são ricos em ômega-3.

O corpo humano é composto por sistemas complexos e interconectados. Ao tomar medidas para cuidar do seu intestino, você pode aumentar sua saúde física e mental e seu bem-estar.

________________________________________

Janine é Gerente de Implementação na Vitality. Ela possui um Bacharelado em Ciência do Exercício / Gestão Esportiva pela Rutgers University, além de muitas certificações na indústria fitness e de nutrição. Ela adora assistir aos eventos esportivos de suas filhas, participar de atividades esportivas aquáticas com sua família, escrever e colar bilhetes, consumir muita manteiga de amêndoa e fazer aulas de hot yoga. Para relaxar, ela gosta de assar, tirar cochilos em redes e ouvir podcasts.

VEJA TAMBÉM

Saiba como ter sempre comida de verdade nas refeições

Entenda a orientação do ministério da saúde

SAIBA MAIS

Veja dicas de como montar uma lancheira saudável para crianças

Um alimento de cada grupo é a chave para uma lancheira equilibrada

SAIBA MAIS

Saiba quais são os grupos de alimentos da pirâmide

A pirâmide alimentar brasileira é dividida em 6 grupos básicos

SAIBA MAIS

Como Melhorar Sua Saúde Intestinal e Saúde Mental

Você sabe qual a ligação entre o intestino e o cérebro? Veja mais aqui.

SAIBA MAIS

NAVEGUE POR CATEGORIAS