CONTEÚDOS

Nutrição Vitality

Heading

Como Planejar Refeições de Forma Eficaz

Um planejamento eficaz de refeições permite preparar e consumir mais refeições em casa, o que pode ser equivalente a ingerir alimentos mais nutritivos e uma dieta mais saudável de modo geral.  Também poderá ser uma atividade relaxante e divertida para toda a família e faz com que você possa experimentar diferentes opções de refeição.

Se você tiver condições de planejar e preparar suas refeições com antecedência, consumir mais alimentos em casa pode ser uma ótima maneira de se sentir empoderado(a) na cozinha e simplificar sua rotina ao longo do resto da semana. Há também uma vantagem adicional de limitar o potencial impacto ambiental com o uso unitário de recipientes e plásticos utilizados por alguns restaurantes em pedidos para viagem, especialmente se você tem como trazer suas próprias sacolas reutilizáveis ao supermercado!

Preparar e consumir mais refeições em casa começa com um planejamento eficaz de refeições.  Seguem alguns passos para fazê-lo:

1.   Passo 1: Sente uma vez por semana para olhar sua agenda. Considereo que cada pessoa na casa tem para fazer e quaisquer atividades extras oucompromissos.  Pergunte-se em quantasnoites realmente vai ter tempo para preparar o jantar vs. quando você vaiprecisar depender de sobras ou alguma coisa de preparo rápido.

2.   Passo 2: Anote as refeiçõesque você quer para o café da manhã, almoço, jantar e lanches para a semanainteira. Envolva toda a família e leve em contaas preferências de todo o mundo.  Pegueos seus livros prediletos de receitas ou visite o bom e velho Google ouPinterest para inspiração em escolher uma receita.  Incorporar refeições com cozimento lento ouem volume, especialmente em dias sem muito tempo disponível. Se tiver algumalimento na geladeira ou despensa que está para vencer, pense em maneiras em quepossa incorporar estes itens.  Também,tente incluir uma variedade de frutas e verduras, proteínas magras ecarboidratos de alta qualidade em suas refeições.

3.   Passo 3: Crie sua própria lista de compras e verifique tudo aquilo quevocê já tem em casa. Isso poderá ajudar a fazer suas visitas aomercado mais efetivas, ou seja, hortifrutigranjeiros, carnes/embutidos,padaria, laticínios, itens para a despensa etc. Embora isso possa custar um pouquinho mais, você poderá poupar tempo eenergia optando por frutas e verduras pré-cortadas, saladas mistas e outrositens semelhantes de conveniência, especialmente se isso significa que terámais probabilidade de realmente consumi-los! Não esqueça que frutas e verdurascongeladas também são uma alternativa excelente e igualmente nutritiva caso nãotenha acesso fácil a produtos frescos, ou o item que estiver procurando estejafora de temporada.

4.   Passo 4: Siga a sua lista e não vá às compras se estiver com fome jáque terá muita mais probabilidade de comprar itens que não necessita.  Se estiver sem tempo, utilize sistemasdisponíveis de entrega por meio do Shipt, Instacart ou diretamente pela loja. Aopção de retirar as compras na loja também poderá ser uma opção se já estiverfazendo outras tarefas na rua. Embora seja paga uma taxa para estes serviços,no final poderá talvez até economizar dinheiro por não se sentir tentado(a) acomprar itens extras que não estejam na sua lista.

Como a maioria das coisas, um planejamento eficaz de refeições necessitade prática.  Porém, uma vez que você seacostumar, vai sentir que a vida de repente ficou um pouco mais fácil e talvezum pouco mais saudável.

Amanda Benson é uma Nutricionista Registrada e Gerente em Estratégia de Bem-Estar na Vitaly.  Ela concluiu seu bacharelado em Nutrição pela Michigan State University e completou seu estágio como nutricionista na Medical University of South Carolina. Quando não está correndo atrás dos seus dois filhos pequenos, ela curte tomar um copo de café quentinho, correr, assistir concertos com o marido e noites para tomar vinho com suas amigas.

VEJA TAMBÉM

Saiba como ter sempre comida de verdade nas refeições

Entenda a orientação do ministério da saúde

SAIBA MAIS

Veja dicas de como montar uma lancheira saudável para crianças

Um alimento de cada grupo é a chave para uma lancheira equilibrada

SAIBA MAIS

Saiba quais são os grupos de alimentos da pirâmide

A pirâmide alimentar brasileira é dividida em 6 grupos básicos

SAIBA MAIS

Como Melhorar Sua Saúde Intestinal e Saúde Mental

Você sabe qual a ligação entre o intestino e o cérebro? Veja mais aqui.

SAIBA MAIS

NAVEGUE POR CATEGORIAS