CONTEÚDOS

Nutrição Vitality

Heading

Conheça alguns alimentos que ajudam a evitar o câncer de mama

Desde pequenos, ouvimos dos nossos pais que para crescermos fortes e com saúde, precisamos comer alimentos saudáveis e fugir daqueles ricos em açúcar, gordura e farinha branca. Mas, a escolha consciente do melhor alimento a ser ingerido também pode influenciar diretamente na prevenção de algumas doenças, uma delas é o câncer de mama. Segundo Tereza Luciades, nutricionista e endocrinologista, determinados nutrientes são essenciais para ter uma vida longa e de qualidade. 

“As pessoas que gostam de pesquisar ou que conversam com seus médicos, as mulheres, principalmente, sabem que alguns grupos de alimentos podem auxiliar nesse cuidado na hora de evitar doenças graves, como o câncer de mama. Alguns exemplos são as frutas vermelhas, vegetais amarelos, brócolis e outros vegetais crucíferos, salmão e outros peixes gordurosos, soja, pimenta, entre outros”, enumera. 

A profissional ainda explica como cada um destes grupos alimentares atua no organismo. “As frutas vermelhas possuem substâncias antioxidantes e evitam a formação dos radicais livres, moléculas que favorecem o desenvolvimento do câncer. Já os vegetais são ricos em betacaroteno, um pigmento que protege o material genético dos danos causados pela oxidação. Outro benefício desses alimentos é a sua alta concentração de vitaminas, minerais e fibras, que permitem o bom funcionamento do organismo. O Brócolis e demais crucíferos também possuem nutrientes que ajudam a combater a formação de células cancerosas”. 

De acordo com Tereza, estudos mostram que os peixes possuem gorduras insaturadas, consideradas boas por proteger a saúde cardiovascular e reduzir o risco de desenvolvimento de vários tipos de câncer. O mesmo acontece com as pimentas. “Por fim, a soja, rica em fitoestrogênios. Eles diminuem a ação prejudicial do hormônio que, em excesso, contribui para o desenvolvimento do câncer de mama”.

Mas, como foi dito no início do texto, assim como há bons alimentos para combater doenças, têm aqueles que afetam, e muito, a saúde. “Neste caso, seria correto falarmos de hábitos. Aquelas pessoas habituadas a consumir álcool em excesso, comer fastfood com regularidade e tomar muito refrigerante podem se considerar boas candidatas para ter um problema de saúde sério em um futuro próximo”, finaliza a nutricionista.

VEJA TAMBÉM

Intoxicação alimentar: como evitar, reconhecer os sintomas e tratar o problema

Ao desenvolver os sintomas, o ideal é procurar ajuda médica.

SAIBA MAIS

Suco Detox: conheça os seus reais benefícios e saiba quais são as melhores receitas

Nutricionista ensina receita poderosa e refrescante de suco de tomate.

SAIBA MAIS

Conheça alguns alimentos que ajudam a evitar o câncer de mama

Nutricionista recomenda frutas vermelhas e vegetais

SAIBA MAIS

Nova rotulagem dos alimentos: o que muda na hora das compras? 

Engenheira de alimentos explica como a mudança pode afetar a saúde

SAIBA MAIS

NAVEGUE POR CATEGORIAS