CONTEÚDOS

Nutrição Vitality

Heading

Conheça os benefícios do chocolate para a saúde

O chocolate amargo, que possua uma quantidade de cacau entre 50% e 70%, pode trazer inúmeros benefícios à saúde como, por exemplo, a diminuição dos riscos de doenças cardíacas, depressãoe estresse.

Monica Araújo Santana Carvalho, nutricionista especializada em Ciência da Performance Humana (UFRJ) e professora da Universidade Unisuam, explica que, ao contrário do que alguns pensam, o chocolate não é exatamente o vilão da dieta.

“No quesito saúde, o chocolate pode ajudar o sistema cardiovascular, ter efeito antioxidante e anti-inflamatório, melhorar a atividade cerebral, controlar a pressão arterial e aumentar a sensibilidade à insulina. As partes do corpo que mais se beneficiam com este nutriente são o coração, os vasos sanguíneos, a pele e o cérebro”, destaca.

Agora, você deve estar se perguntando como o cacau pode ajudar na função cerebral. A resposta é simples: “Comer cacau com alto teor deflavanol melhora o fluxo sanguíneo do cérebro. Desta forma, ochocolate amargo também pode auxiliar a função cognitiva em adultos mais velhos com comprometimento cognitivo leve, além de beneficiar a fluência verbal. A depressão também pode ser combatida com a liberação da serotonina,que melhora o humor, promovendo prazer e combate a ansiedade e a tristeza”.

Mas Monica alerta para o fato de que por mais que traga benefícios, é preciso ter controle sobre a quantidade consumida de chocolate. “Isso só acontece se o cacau for consumido de forma adequada, associado a uma dieta balanceada. E não esqueça: coma no máximo 10g por dia”.

Dicas anotadas? Então, é hora de saborear um delicioso chocolate e aproveitar todos os benefícios que este produto tem para oferecer.

VEJA TAMBÉM

Saiba como economizar na hora das compras sem sair da dieta

Nutricionista dá dicas para economizar no supermercado

SAIBA MAIS

Saiba a melhor forma de preparar sopas e se aquecer nos dias frios 

Nutricionista explica os benefícios das refeições caseiras

SAIBA MAIS

A ciência por trás da alimentação e humor

Alimentos densos em nutrientes ajudam no funcionamento do cérebro

SAIBA MAIS

5 dicas para melhorar o bem-estar emocional

Se alimentar com outras pessoas ajuda a nos sentir mais conectados

SAIBA MAIS

NAVEGUE POR CATEGORIAS