CONTEÚDOS

Nutrição Vitality

Heading

Conheça os benefícios do chocolate para a saúde

O chocolate amargo, que possua uma quantidade de cacau entre 50% e 70%, pode trazer inúmeros benefícios à saúde como, por exemplo, a diminuição dos riscos de doenças cardíacas, depressãoe estresse.

Monica Araújo Santana Carvalho, nutricionista especializada em Ciência da Performance Humana (UFRJ) e professora da Universidade Unisuam, explica que, ao contrário do que alguns pensam, o chocolate não é exatamente o vilão da dieta.

“No quesito saúde, o chocolate pode ajudar o sistema cardiovascular, ter efeito antioxidante e anti-inflamatório, melhorar a atividade cerebral, controlar a pressão arterial e aumentar a sensibilidade à insulina. As partes do corpo que mais se beneficiam com este nutriente são o coração, os vasos sanguíneos, a pele e o cérebro”, destaca.

Agora, você deve estar se perguntando como o cacau pode ajudar na função cerebral. A resposta é simples: “Comer cacau com alto teor deflavanol melhora o fluxo sanguíneo do cérebro. Desta forma, ochocolate amargo também pode auxiliar a função cognitiva em adultos mais velhos com comprometimento cognitivo leve, além de beneficiar a fluência verbal. A depressão também pode ser combatida com a liberação da serotonina,que melhora o humor, promovendo prazer e combate a ansiedade e a tristeza”.

Mas Monica alerta para o fato de que por mais que traga benefícios, é preciso ter controle sobre a quantidade consumida de chocolate. “Isso só acontece se o cacau for consumido de forma adequada, associado a uma dieta balanceada. E não esqueça: coma no máximo 10g por dia”.

Dicas anotadas? Então, é hora de saborear um delicioso chocolate e aproveitar todos os benefícios que este produto tem para oferecer.

VEJA TAMBÉM

Saiba como ter sempre comida de verdade nas refeições

Entenda a orientação do ministério da saúde

SAIBA MAIS

Veja dicas de como montar uma lancheira saudável para crianças

Um alimento de cada grupo é a chave para uma lancheira equilibrada

SAIBA MAIS

Saiba quais são os grupos de alimentos da pirâmide

A pirâmide alimentar brasileira é dividida em 6 grupos básicos

SAIBA MAIS

Como Melhorar Sua Saúde Intestinal e Saúde Mental

Você sabe qual a ligação entre o intestino e o cérebro? Veja mais aqui.

SAIBA MAIS

NAVEGUE POR CATEGORIAS