CONTEÚDOS

Nutrição Vitality

Heading

Dieta do Verão deveria ser estendida para o ano inteiro, diz nutricionista

Sol, calor, férias, trilhas, praia... o verão chegou e todo mundo está preocupado com a boa forma. Nesta época do ano, está em alta o modo lifestyle fitness, afinal, é hora de exibir as curvas e “vender” saúde e bem-estar. Mas, o que será que pode ser feito para manter o corpo em dia durante toda a estação? Uma alimentação leve é a melhor escolha. Mas, segundo o nutricionista Lucas Nonato, pós-graduado em Nutrição Esportiva e voltada para a terceira idade, o segredo é cuidar do cardápio o ano todo.  

“O principal passo para ter uma alimentação saudável no verão, primeiramente, é o que deveríamos ter em qualquer estação do ano, visando a saúde. Porém, no verão, a busca pelo lifestyle fitness em geral fica maior. Então, muitas pessoas colocam como meta o corpo perfeito e tudo que o engloba. Sendo assim, o pensamento em se alimentar de forma saudável acaba fazendo parte, e esse é o passo principal, tornar a prática da boa alimentação um hábito”.

Para isso acontecer, é necessário evitar alguns alimentos, como explica o nutricionista. “Alimentos que possuem de forma excessiva sal, gordura e açúcares de modo geral. Ambos muito presentes em ultraprocessados. Eles também podem contribuir para o desenvolvimento de doenças, como diabetes e doenças cardiovasculares. Alguns exemplos são hambúrgueres, achocolatados, sorvetes processados, temperos prontos em cubos, que são ricos em sódio, refrigerantes, carnes processadas como: salame, salsicha, peito de peru, entre outros”.  

Outra dica do profissional envolve os alimentos que devem ser priorizados no verão. “Frutas, legumes e verduras da safra, pois eles têm menos agrotóxicos e mais nutrientes, sabor e o preço em geral acaba sendo menor, ou seja, o custo-benefício é bem melhor. Alguns desses alimentos são abacaxi, laranja, mamão, maracujá, melancia, quiabo, beterraba, pimentão, berinjela, alho-poró, alface, cebolinha e salsa”.

E se a dificuldade envolve o preparo dos alimentos, aí vão algumas receitas rápidas e práticas do nutricionista. “Para o café da manhã, a primeira receita que indico é a panqueca de banana. Ela leva 2 ovos, 1 banana inteira, 3 colheres de sopa de aveia ou tapioca. Basta misturar todos os ingredientes e colocar em uma frigideira untada. Deixe dourar ambos os lados e está pronta. Outra opção bacana é a crepioca. Leva 1 ovo, 1 colher de sopa de tapioca e 2 colheres de sopa de cottage. Para preparar é só misturar os ingredientes e depois dourar na frigideira”.  

Para uma sobremesa gelada, refrescante e gostosa, uma boa opção é o  açaí proteico. “Esta receita leva 1 polpa de açaí, 1 scoop de Whey Protein, 1 colher de pasta de amendoim e 2 bananas congeladas. Para preparar, bata todos os  ingredientes no liquidificador por três minutos”.  

Gostou das dicas? Então, é hora de correr para o supermercado para comprar alimentos saudáveis e se arriscar na cozinha no preparo de receitas deliciosas e muito nutritiva. Lembre-se sempre: um corpo saudável começa pela boca. Alimente-se bem.  

VEJA TAMBÉM

Saiba como ter sempre comida de verdade nas refeições

Entenda a orientação do ministério da saúde

SAIBA MAIS

Veja dicas de como montar uma lancheira saudável para crianças

Um alimento de cada grupo é a chave para uma lancheira equilibrada

SAIBA MAIS

Saiba quais são os grupos de alimentos da pirâmide

A pirâmide alimentar brasileira é dividida em 6 grupos básicos

SAIBA MAIS

Como Melhorar Sua Saúde Intestinal e Saúde Mental

Você sabe qual a ligação entre o intestino e o cérebro? Veja mais aqui.

SAIBA MAIS

NAVEGUE POR CATEGORIAS