CONTEÚDOS

Nutrição Vitality

Heading

Entenda a diferença entre os alimentos Diet, Light e Zero Açúcar

Especialista explica quais detalhes precisam ser observados pelo consumidor

Diet, light ou zero açúcar? Muitas vezes quando vamos ao supermercado, uma quantidade imensa de alimentos ditos saudáveis, pois possuem menos açúcar, sódio ou gordura, são apresentados como boas opções para quem deseja ter uma alimentação mais equilibrada. Mas, a dúvida persiste? Afinal, cada um desses alimentos é indicado pra quê? Com a palavra, a consultora e engenheira de alimentos, Lorena Coimbra. 

“Primeiro, vamos entender o que os termos significam. Os produtos light são aqueles com teor reduzido de sódio, açúcares e gorduras. É direcionado a pessoas que buscam uma alimentação mais saudável e apresenta redução mínima de 25% em determinado nutriente ou calorias, quando comparado ao produto convencional. Já o diet tem em sua composição, a ausência total de algum ingrediente em particular, como açúcar, gordura ou sal. Se destinam a grupos populacionais com necessidades específicas e significa que o produto é isento de um determinado nutriente. Na maioria dos produtos, os diet são sem açúcar, mas é importante comprovar se o nutriente retirado foi mesmo o açúcar, e não gordura, sódio ou outro componente”. 

A profissional explica também as diferenças entre um produto diet e um zero açúcar. “Como dissemos, o alimento diet tem em sua composição a ausência total de um ingrediente sendo ele açúcar, gordura ou sal. Já nos produtos sem adição de açúcar, não há adição de sacarose, porém pode conter outros açúcares naturalmente presentes nos alimentos”. E alerta: “É importante que o consumidor fique atento à composição nutricional que pode ser encontrada na tabela, no verso dos rótulos, à lista de ingredientes, e agora, com a nova rotulagem de alimentos, à lupa que ficará na região frontal do rótulo”.

Outros problemas que o consumidor pode ter envolvendo estes alimentos são a falta de informação importante nos produtos,  rótulos não bem descritos e a valorização/marketing de produtos para fins especiais trazendo a ausência de nutrientes que este alimento possui. “Consumir corretamente os alimentos diet, light e/ou zero açúcar pode trazer grandes ganhos para a saúde, a estética e o bem-estar. Mas, é importante visitar o seu médico (nutricionista) antes de aderir a este tipo de alimentação”, finaliza Lorena.

VEJA TAMBÉM

Saiba como ter sempre comida de verdade nas refeições

Entenda a orientação do ministério da saúde

SAIBA MAIS

Veja dicas de como montar uma lancheira saudável para crianças

Um alimento de cada grupo é a chave para uma lancheira equilibrada

SAIBA MAIS

Saiba quais são os grupos de alimentos da pirâmide

A pirâmide alimentar brasileira é dividida em 6 grupos básicos

SAIBA MAIS

Como Melhorar Sua Saúde Intestinal e Saúde Mental

Você sabe qual a ligação entre o intestino e o cérebro? Veja mais aqui.

SAIBA MAIS

NAVEGUE POR CATEGORIAS