CONTEÚDOS

Nutrição Vitality

Heading

Saiba como construir hábitos alimentares saudáveis durante a infância

Como pai ou mãe, você provavelmente está preocupado com o que seus filhos comem – e o que eles não comem – e como isso pode afetar a saúde deles. A maioria das crianças tem uma alimentação saudável, mas aqui estão algumas dicas para incentivar bons hábitos.

Comer pouco e ser seletivo

É comum entre as crianças às vezes ter um apetite menor, dependendo do seu estágio de crescimento e desenvolvimento. Como pai, sua reação natural pode ser tentar fazer com que seu filho coma tanto quanto antes, mas mostrar muita preocupação com o apetite ou os hábitos alimentares de seu filho pode levar a um problema alimentar.

• Respeite o apetite do seu filho: Forçar uma criança a comer ou suborná-la para terminar a refeição só irá desencadear uma luta pelo poder sobre a comida. Evite cenas emocionais colocando comida na frente do seu filho e, se não for comida,retire-a após 20 a 30 minutos sem comentários.

• Não prepare duas refeições: Preparar uma refeição separada para o seu filho pode encorajar uma alimentação exigente. Continue servindo ao seu filho escolhas saudáveis ​​até que eles se tornem familiares.

• Divirta-se: Sirva vegetais com o molho favorito dele e corte os alimentos em formas divertidas com cortadores de biscoito.

• Seja paciente com novos alimentos: Seu filho pode precisar de exposição repetida a um novo alimento. Incentive seu filho falando sobre a cor, a forma e a textura – não se o gosto é bom.

• Seja criativo: adicione vegetais verdes picados ao molho de espaguete, cubra os cereais com fatias de frutas ou misture cenouras raladas em caçarolas e sopas.

• Peça ajuda do seu filho: No supermercado, peça a criança para ajudá-lo a escolher alimentos saudáveis. Em casa, incentive seu filho a ajudá-lo a cozinhar ou a pôr a mesa.

• Mantenha uma rotina: as crianças devem receber 3 refeições e 2 a 3 lanches por dia e ter permissão para escolher qualquer alimento oferecido. Programe as refeições à mesa com outros membros da família.

Excessos e obesidade

Comer demais é igualmente problemático e pode levar à obesidade infantil.

• Dê um bom exemplo: se você comer de forma saudável, é mais provável que seu filho siga o exemplo.

• Variedade é a chave: Forneça uma variedade de alimentos saudáveis ​​para seu filho escolher.

• Minimize as distrações: Durante as refeições, sente-se em família em um ambiente descontraído para promover uma alimentação mais lenta.

• Menos gordura e açúcar: Asse, grelhe e cozinhe no vapor em vez de fritar. Opte por laticínios e carne com baixo teor de gordura e lanches ricos em fibras em vez de doces.

• Não ofereça sobremesa como recompensa: usar a sobremesa como recompensa pode aumentar o desejo de doces do seu filho. Selecione uma ou duas noites por semana apenas como noites de sobremesa, ou escolha frutas, iogurte ou outras sobremesas saudáveis.

• Bebidas açucaradas: Limite a ingestão de polpas de fruta que contêm muito açúcar. As crianças devem ser desmamadas da mamadeira por volta de 1 ano de idade para evitar cáries.

Conteúdo produzido pela Vitality Group

 

VEJA TAMBÉM

Saiba como economizar na hora das compras sem sair da dieta

Nutricionista dá dicas para economizar no supermercado

SAIBA MAIS

Saiba a melhor forma de preparar sopas e se aquecer nos dias frios 

Nutricionista explica os benefícios das refeições caseiras

SAIBA MAIS

A ciência por trás da alimentação e humor

Alimentos densos em nutrientes ajudam no funcionamento do cérebro

SAIBA MAIS

5 dicas para melhorar o bem-estar emocional

Se alimentar com outras pessoas ajuda a nos sentir mais conectados

SAIBA MAIS

NAVEGUE POR CATEGORIAS