CONTEÚDOS

Nutrição Vitality

Heading

Saiba como construir hábitos alimentares saudáveis durante a infância

Como pai ou mãe, você provavelmente está preocupado com o que seus filhos comem – e o que eles não comem – e como isso pode afetar a saúde deles. A maioria das crianças tem uma alimentação saudável, mas aqui estão algumas dicas para incentivar bons hábitos.

Comer pouco e ser seletivo

É comum entre as crianças às vezes ter um apetite menor, dependendo do seu estágio de crescimento e desenvolvimento. Como pai, sua reação natural pode ser tentar fazer com que seu filho coma tanto quanto antes, mas mostrar muita preocupação com o apetite ou os hábitos alimentares de seu filho pode levar a um problema alimentar.

• Respeite o apetite do seu filho: Forçar uma criança a comer ou suborná-la para terminar a refeição só irá desencadear uma luta pelo poder sobre a comida. Evite cenas emocionais colocando comida na frente do seu filho e, se não for comida,retire-a após 20 a 30 minutos sem comentários.

• Não prepare duas refeições: Preparar uma refeição separada para o seu filho pode encorajar uma alimentação exigente. Continue servindo ao seu filho escolhas saudáveis ​​até que eles se tornem familiares.

• Divirta-se: Sirva vegetais com o molho favorito dele e corte os alimentos em formas divertidas com cortadores de biscoito.

• Seja paciente com novos alimentos: Seu filho pode precisar de exposição repetida a um novo alimento. Incentive seu filho falando sobre a cor, a forma e a textura – não se o gosto é bom.

• Seja criativo: adicione vegetais verdes picados ao molho de espaguete, cubra os cereais com fatias de frutas ou misture cenouras raladas em caçarolas e sopas.

• Peça ajuda do seu filho: No supermercado, peça a criança para ajudá-lo a escolher alimentos saudáveis. Em casa, incentive seu filho a ajudá-lo a cozinhar ou a pôr a mesa.

• Mantenha uma rotina: as crianças devem receber 3 refeições e 2 a 3 lanches por dia e ter permissão para escolher qualquer alimento oferecido. Programe as refeições à mesa com outros membros da família.

Excessos e obesidade

Comer demais é igualmente problemático e pode levar à obesidade infantil.

• Dê um bom exemplo: se você comer de forma saudável, é mais provável que seu filho siga o exemplo.

• Variedade é a chave: Forneça uma variedade de alimentos saudáveis ​​para seu filho escolher.

• Minimize as distrações: Durante as refeições, sente-se em família em um ambiente descontraído para promover uma alimentação mais lenta.

• Menos gordura e açúcar: Asse, grelhe e cozinhe no vapor em vez de fritar. Opte por laticínios e carne com baixo teor de gordura e lanches ricos em fibras em vez de doces.

• Não ofereça sobremesa como recompensa: usar a sobremesa como recompensa pode aumentar o desejo de doces do seu filho. Selecione uma ou duas noites por semana apenas como noites de sobremesa, ou escolha frutas, iogurte ou outras sobremesas saudáveis.

• Bebidas açucaradas: Limite a ingestão de polpas de fruta que contêm muito açúcar. As crianças devem ser desmamadas da mamadeira por volta de 1 ano de idade para evitar cáries.

Conteúdo produzido pela Vitality Group

 

VEJA TAMBÉM

Conheça alguns alimentos que ajudam a evitar o câncer de mama

Nutricionista recomenda frutas vermelhas e vegetais

SAIBA MAIS

Nova rotulagem dos alimentos: o que muda na hora das compras? 

Engenheira de alimentos explica como a mudança pode afetar a saúde

SAIBA MAIS

Obesidade infantil: conheça os riscos e saiba como evitar

Pesquisa aponta que problema já atinge 1 em cada 10 crianças brasileiras

SAIBA MAIS

Veja alimentos que ajudam a combater a depressão

Frutas, legumes e grãos integrais ajudam a diminuir os sintomas

SAIBA MAIS

NAVEGUE POR CATEGORIAS