Nutricionista ainda ensina receita poderosa e refrescante de suco de tomate
Você é adepta das bebidas tidas como detox? Bebe litros e mais litros de suco, pois acredita que isso vai te ajudar a queimar gordurinhas e/ou desinchar? Bom, lamentamos informar, mas a sua expectativa está bastante equivocada. De acordo com profissionais da área de nutrição, nenhum alimento, suco ou chá tem como finalidade isolada emagrecer ou perder gordura. O que os sucos fazem é auxiliar no consumo de nutrientes benéficos para a saúde.
Para a nutricionista Renata Holandino Marques, especializada em emagrecimento e saúde da mulher, não existe uma receita de suco detox que seja um risco para o consumidor e que deva ser evitada: “De maneira geral, não devemos considerar que exista algum suco específico a ser evitado, a não ser em casos relacionados à intolerância alimentar, alergias, ou condições que envolvam questões de saúde, como diabetes por exemplo”.
Quando o assunto são os sucos com mais benefícios, Renata compartilha a receita dos que ajudam a diminuir o inchaço, melhora a digestão, tem ação diurética, é energizante e auxilia na imunidade. Todos são batidos no liquidificador. “Suco Anti Inchaço: 200ml de água, chá de Cavalinha, melancia picada à gosto, um pedaço de gengibre pequeno e metade de um limão espremido. Suco Digestivo: 200ml de água de coco, uma maçã sem casca, um pedaço de gengibre e folhas de hortelã à gosto. Suco Verde Diurético: uma maçã com casca, um limão espremido, um pedaço pequeno de gengibre, uma folha de couve, meio pepino (bater com 250ml de água de coco). Suco energizante: uma folha de couve manteiga, uma laranja, dez morangos congelados, 300 ml de água de coco e um pedaço pequeno de gengibre. Suco para imunidade de Kiwi com Maçã verde: 250 ml de água, uma maçã verde, um kiwi sem casca e folhas de hortelã à gosto”, detalha a nutricionista.
Já para quem está em busca de receitas mais baratinhas, a dica da nutricionista é escolher as frutas da estação, que sempre irão oferecer um preço mais acessível justamente por estarem na safra. “Qualquer suco que inclua gengibre, limão, couve, abacaxi e hortelã já garantirá boas quantidades de nutrientes antioxidantes, que contribuirão para que o corpo desinflame. O melhor custo-benefício é o já conhecido suco de abacaxi com hortelã. Para torná-lo ainda melhor, adicione pepino, e bata com água de coco. Bata no liquidificador 350 ml de água de coco com três rodelas de abacaxi, meio pepino e folhas de hortelã à gosto. A limonada suíça com água de coco também é uma excelente opção e bastante acessível. Outras três sugestões super em conta e que sugiro são suco de melão com pepino e maçã, manga com gengibre e melancia com gengibre”.
Outra dica que a profissional apresenta é uma receita pouco comum, mas muito benéfica: o suco detox de tomate. “O tomate é um fruto riquíssimo em licopeno, um nutriente com poder antioxidante, que protege o corpo contra os danos causados pelos radicais livres. Além disso, tem ação anti-inflamatória, contribuindo para a prevenção de doenças cardíacas e alguns tipos de câncer. A melhor maneira de fazê-lo, em primeiro lugar, é preparando-o em casa, livre de corantes e conservantes, se possível, selecione tomates orgânicos, pois, infelizmente, o tomate possui grande quantidade de agrotóxicos. Para fazê-lo, bastam dois tomates médios. Retire a pele do tomate, corte-os ao meio, despreze as sementes e bata com 150ml de água no liquidificador ou processador até obter uma mistura homogênea. É possível adicionar folhas de manjericão fresco e salsa. Fica uma delícia”, finaliza.