CONTEÚDOS

Nutrição Vitality

Heading

Suplementos Deveriam Fazer Parte da Minha Rotina Diária de Saúde?

No mundo de hoje, a maioria de nós tende a procurar pelo botão de “fácil”, o atalho, ou a forma mais eficiente de obter os melhores resultados. E parte disso é verdade também para nossa dieta e hábitos alimentares. Com certeza você já viu propagandas de suplementos, cápsulas ou balas mastigáveis que fornecem “toda sua necessidade de nutrientes” ou “repõem suas porções recomendadas de frutas e verduras.” Marketeiros sabem que queremos ser saudáveis e, também, que isso seja fácil; mas seriam estas alegações verdadeiras mesmo?

Suplementos funcionam de fato da mesma forma que os nutrientes oriundos de alimentos? Vamos revisar o objetivo dos suplementos e cenários-chave de quando você poderá precisar incluí-los como parte de uma dieta balanceada.

O que são suplementos?

Suplementos e fortalecimento alimentar (adicionando nutrientes que não seriam ingeridos de outra forma) foram criados para serem apenas um SUPLEMENTO para sua dieta normal. Ou seja, suplementos são uma versão artificialmente criada, ou uma versão sintética, das vitaminas e minerais encontrados na comida que ingerimos. A maioria de nós sabe que uma dieta balanceada com frutas, verduras, grãos integrais e proteínas magras é o ideal. Mas também percebemos o quão difícil pode ser conseguir ter uma dieta balanceada todo dia. Nossos governos e cientistas perceberam isso também.

Desde os anos 20, fabricantes de alimentos vêm adicionando nutrientes aos alimentos, como iodo ao sal e vitaminas B à farinha e produtos à base de grãos. Isso aconteceu por causa da recomendação de profissionais de saúde e cientistas, especialmente para evitar problemas de saúde corriqueiros associados à severa deficiência de nutrientes. Além do fortalecimento alimentar, a maioria das pessoas já tomou algum tipo de multivitamínico e suplemento de minerais em algum momento de suas vidas, seja por recomendação de um profissional de saúde ou por ter sido levado a acreditar que era a coisa saudável a se fazer.

Como os suplementos funcionam em nosso corpo?

A maioria dos suplementos não representa ameaça para nosso corpo, visto que nossos órgãos de filtragem, como fígado e rins, são ótimos para remover quantidades excessivas. Mas isso também significa que desperdiçamos muitos dos suplementos que consumimos. Se você está gastando muito dinheiro com suplementos, pode estar literalmente jogando essas compras fora. É importante notar que alguns nutrientes podem ser conservados e armazenados em nosso corpo, e quando tomados em grandes quantidades pode se tornar tóxicos. Sempre que começar a tomar algum suplemento, vitamina ou mineral novos, certifique-se estar ciente do nível máximo de ingestão tolerável (UL) e consulte um profissional médico para determinar até mesmo se você tem deficiência daquele nutriente.

Nutrientes oriundos diretamente dos alimentos que ingerimos podem frequentemente fornecer maiores benefícios do que apenas suplementar vitaminas e minerais específicos. Alimentos de verdade fornecem fibras, e volume de comida e água que nos ajuda com a sensação de saciedade. É por isso que sua porção diária de frutas e verduras não pode nunca ser de fato substituída por um comprimido diário. Você nunca obterá os mesmos benefícios holísticos que vêm de alimentos saudáveis, como risco reduzido de câncer e outras doenças crônicas, tomando apenas suplementos.

Que alimentos possuem alto teor de vitaminas e minerais?

A cor costuma ser uma boa representação das vitaminas e minerais que um alimento possui. Você provavelmente já ouviu “Coma um arco-íris.” Isso se refere a aumentar não apenas o apelo visual do alimento que ingerimos, mas também incentivar a ingestão de alimentos que fornecem diferentes vitaminas e minerais. Por exemplo, alimentos laranjas contêm betacaroteno, um precursor da Vitamina A. Enquanto verde escuro, vegetais folhosos contêm quantidades mais altas de Vitamina K, um nutriente que precisamos para coagulação do sangue e saúde óssea. Além disso, ingerir uma variedade de alimentos nas refeições naturalmente complementa a eficácia da absorção de nutrientes. Por exemplo, Vitamina C ajuda na absorção de Cálcio (você já tomou suco de laranja reforçado com cálcio?). Brócolis contém tanto Cálcio quanto Vitamina C, então você realmente absorve mais do cálcio disponível assim do que na forma suplementar.

Quando preciso de suplementos?

Suplementos não são críticos para saúde e bem-estar. Tomar um refrigerante diet com batatas fritas, e tomando um multivitamínico e minerais não te tornará saudável. No entanto, se você tiver uma dieta limitada, ou pessoas com paladar seletivo em casa, não é uma má ideia inserir um multivitamínico e minerais de vez em quando.

Eu tenho memórias nostálgicas de quando criança, e em dias de semana agitados quando minha mãe não queria cozinhar uma refeição completa, nós comíamos miojo na manteiga com uma vitamina dos Flintstone™. Eu ADORAVA aqueles jantares quando criança!

Se você escolher tomar um suplemento, seguem alguns pontos importantes para ter em mente:

  • Suplementos de vitaminas e minerais não são regulados por nenhum órgão do governo e, portanto, podem variar muito a quantidade ou potência anunciadas.
  • O  corpo humano absorve melhor os nutrientes de alimentos reais. Você nunca irá absorver 100% da quantidade listada na embalagem do suplemento (ou até     mesmo da comida). A ÚNICA vitamina sintética absorvida melhor do que a  versão real é o Ácido Fólico (versão sintética do Folato).
  • Certos estilos de vida ou doenças podem necessitar mais de suplementos do que uma pessoa normal. Verifique com o seu professional de saúde se você precisa     tomar algum suplemento em função do seu estilo de vida. Alguns estilos de vida ou doenças comuns que precisam de suplementação incluem:
     
  • Dietas veganas
  •  
  • Risco aumentado de certas doenças crônicas, como osteoporose
  •  
  • Gravidez
  • Quando for escolher um suplemento de vitaminas e/ou minerais, escolha uma versão que forneça menos do que 100% das suas necessidades diárias. Rótulos de produtos fornecem recomendações baseadas em uma dieta de 2.000 calorias. Você provavelmente está consumindo alimentos fortalecidos que fornecem vitaminas e minerais suplementares também.

Lembre-se, suplementos são feitos para SUPLEMENTAR sua dieta normal. Tente ao máximo incluir uma variedade de alimentos coloridos na sua dieta e apenas tome vitaminas e minerais suplementares em quantidades seguras.

Charlotte Mapes é uma Nutricionista Registrada e Gerente de Estratégia Wellness na Vitality. Ela concluiu seu bacharelado na Michigan State University e seu mestrado na University of Alabama. Comida é uma de suas coisas favoritas e em seu tempo livre, ama viagens de aventura seu marido e cachorro idoso.

 

VEJA TAMBÉM

Saiba como ter sempre comida de verdade nas refeições

Entenda a orientação do ministério da saúde

SAIBA MAIS

Veja dicas de como montar uma lancheira saudável para crianças

Um alimento de cada grupo é a chave para uma lancheira equilibrada

SAIBA MAIS

Saiba quais são os grupos de alimentos da pirâmide

A pirâmide alimentar brasileira é dividida em 6 grupos básicos

SAIBA MAIS

Como Melhorar Sua Saúde Intestinal e Saúde Mental

Você sabe qual a ligação entre o intestino e o cérebro? Veja mais aqui.

SAIBA MAIS

NAVEGUE POR CATEGORIAS