CONTEÚDOS

Nutrição Vitality

Heading

Veja alimentos que ajudam a combater a depressão

Se você é uma pessoa cuidadosa com a alimentação, sabe que farinha branca, açúcar, gordura, produtos processados, cafeína em excesso e álcool não são indicados, pois engordam, aumentam o colesterol, os riscos de diabetes e outros problemas de saúde. Mas, eles também podem gerar um outro dano: piorar os sintomas de depressão.  

Nutricionista e doutoranda em Alimentação, Nutrição e Saúde, Letícia Quaresma Paolino explica os motivos: “A depressão está associada a uma resposta inflamatória crônica do organismo. O consumo de alimentos altamente processados, doces, fast food e bebidas açucaradas podem aumentar a inflamação sistêmica do corpo. Adicionalmente, o baixo consumo de alimentos ricos em nutrientes, como frutas, legumes, grãos integrais e peixes gera maior risco da ingestão insuficiente de determinadas substâncias, o que também aumenta a inflamação”. 

De acordo com a profissional, as doenças psiquiátricas não divergem de problemas como diabetes, por exemplo. Indivíduos com glicose alta e com depressão se encontram em um estado de inflamação sistêmica. Deste modo, as intervenções na nutrição podem ser eficazes para corrigir a inflamação também nas doenças psiquiátricas. “Adicionalmente, é importante pensar que as emoções e a comida estão relacionadas. Quando estamos tristes, recorremos muitas vezes à comida como fuga ou conforto”, constata.  

Portanto, é importante saber quais alimentos podem ser consumidos sem culpa. “Frutas, legumes, grãos integrais, carnes magras, nozes e sementes, azeite de oliva e especiarias são bons porque possuem efeitos antioxidantes, anti-inflamatórios e neuroprotetores. Estes elementos ajudam a combater as consequências negativas das doenças psiquiátricas”, avalia a nutricionista. Ela ainda acrescenta: “Alguns alimentos podem também ajudar a produzir mais serotonina, aumentando o bom humor. Entre eles estão o ômega-3,magnésio, fibras, zinco, ferro, além das vitaminas C, B1, B9 e B12”.  

Ainda tem dúvidas de qual alimento colocar na mesa? Aí vai um cardápio devidamente montado para amenizar a depressão. “No café da manhã, opte por pães integrais, iogurte com sementes, grãos e oleaginosas, como chia, linhaça, quinoa, amaranto, nozes, castanhas e frutas. No almoço, que pode ser a mesma opção para o jantar, escolha cereais integrais como arroz integral ou macarrão integral, salada crua regada com azeite, legumes grelhados e/ou cozidos, peixes e uma fruta de sobremesa”.  

 

VEJA TAMBÉM

Saiba como ter sempre comida de verdade nas refeições

Entenda a orientação do ministério da saúde

SAIBA MAIS

Veja dicas de como montar uma lancheira saudável para crianças

Um alimento de cada grupo é a chave para uma lancheira equilibrada

SAIBA MAIS

Saiba quais são os grupos de alimentos da pirâmide

A pirâmide alimentar brasileira é dividida em 6 grupos básicos

SAIBA MAIS

Como Melhorar Sua Saúde Intestinal e Saúde Mental

Você sabe qual a ligação entre o intestino e o cérebro? Veja mais aqui.

SAIBA MAIS

NAVEGUE POR CATEGORIAS