CONTEÚDOS

Nutrição Vitality

Heading

Wegovy (Semaglutida): saiba tudo sobre o medicamento que vai ajudar no tratamento da obesidade

Endocrinologista explica como funciona e quem pode tomar

Você conhece a Wegovy (Semaglutida)? Já ouviu falar desta novidade para quem lida com a obesidade? Recentemente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, aprovou o uso deste remédio para combater a obesidade. Segundo estudos, o medicamento é aplicado uma vez na semana e, se usado de forma correta, auxilia na saciedade e, consequentemente, na perda de peso. Mas quem será que pode usar este medicamento? Será que é seguro? Para tirar essas e outras dúvidas, conversamos com a endocrinologista Flávia Barbosa. 

“O princípio ativo da Semaglutida nada mais é do que uma pequena proteína semelhante ao hormônio, que, em geral é produzida no intestino delgado, que vai estimular a secreção da insulina, e suprimir a produção de glucagon, hormônio que tem a função da hiperglicemia. A Semaglutida que as pessoas têm falado, atualmente, é subcutânea, que já vinha como tratamento para o diabetes tipo II, e agora, com a dose de até 2.4mg, é usada no auxílio do controle do peso”, explica a profissional

A médica também reforça que antes de ser aprovado, o medicamento foi amplamente pesquisado. E o resultado foi bastante satisfatório. “Um estudo clínico mostrou que pacientes sem diabetes, mas com sobrepeso e obesidade, quando submetidos ao tratamento com Semaglutida na dose de até 2.4mg, junto com dieta e exercício, conseguiram atingir uma significativa perda de peso. Assim, houve uma melhora considerável no desempenho metabólico, qualidade de vida e menos riscos à saúde. 

O único efeito colateral relatado até agora foi a náusea. Um efeito moderado que melhora com simples mudanças no cardápio”. 

Quanto aos riscos Wegovy (Semaglutida), Dra Flávia é categórica: “Esta é uma medicação bastante segura. Temos vários programas de desenvolvimento clínico mostrando a segurança dela, tanto que hoje em dia, a Semaglutida é uma das moléculas mais indicadas para pacientes que já tiveram evento vascular, de AVC, de infarto, aneurisma e outros problemas de saúde. E no futuro, acreditamos que ele, possivelmente, vai substituir a indicação de cirurgia para os pacientes que estão desejando perder peso”. 

Depois de todas essas informações, saiba se você é um bom candidato para iniciar o tratamento com Wegovy (Semaglutida) ou não. “É indicada para pacientes diabéticos tipo II na dose de 0.5 a 1mg (subcutânea) ou 7 a 14mg (oral), e pessoas que querem perder peso na dose de no máximo 2.4mg (subcutânea). Lembrando que o produto não é recomendado para pessoas que são sensíveis ao princípio ativo do medicamento, pacientes que já tenham tido carcinoma medular de tireoide, carcinoma de pâncreas, pessoas com pancreatite em atividade, grávidas, mulheres amamentando e menores de 18 anos”. 

VEJA TAMBÉM

Saiba como ter sempre comida de verdade nas refeições

Entenda a orientação do ministério da saúde

SAIBA MAIS

Veja dicas de como montar uma lancheira saudável para crianças

Um alimento de cada grupo é a chave para uma lancheira equilibrada

SAIBA MAIS

Saiba quais são os grupos de alimentos da pirâmide

A pirâmide alimentar brasileira é dividida em 6 grupos básicos

SAIBA MAIS

Como Melhorar Sua Saúde Intestinal e Saúde Mental

Você sabe qual a ligação entre o intestino e o cérebro? Veja mais aqui.

SAIBA MAIS

NAVEGUE POR CATEGORIAS