CONTEÚDOS

Nutrição Vitality

Heading

Xô, ressaca: como evitar dor de cabeça durante os dias de Carnaval

O Carnaval chegou! Aquela época do ano que a gente acorda com o sol nascendo para curtir os blocos, se veste de paetê e purpurina e se joga na festa. Tudo regado à alimentação errada, bebida alcoólica e temperaturas altas. No dia seguinte, a ressaca vem como lembrança de que toda ação tem uma consequência. Mas para aqueles que não querem ficar reféns da indisposição, o segredo é se hidratar e consumir alimentos saudáveis.

“É importante beber muita água no dia seguinte que houve um consumo exagerado de álcool, retomar a rotina de alimentação e não pular refeições. Tomar café da manhã, almoçar e etc. Tentar não beber novamente ou pelo menos beber um pouco menos ou então ingerir o álcool sempre intercalando com água. Essas ações ajudam a evitar uma ressaca maior”, ensina Camilla Estima, nutricionista especializada em transtornos alimentares e nutrição clínica.

Para os que acreditam que existe algum alimento que pode ajudar a evitar ressaca, a profissional avisa: isso é um mito. “Na verdade, nenhum alimento especificamente previne ressaca. É importante comer antes ou durante o consumo de álcool, de preferência alimentos que não sejam muito gordurosos e preparações pesadas. O ideal é consumir líquidos que contém glicose, vitaminas e minerais, como água de coco, isotônicos e sucos. As frutas que são mais ‘aquosas’, ou seja, que têm mais líquido em sua composição ajudam na hidratação, como melancia, melão, mamão e manga”.

Mas, nem tudo está perdido. Algumas informações que ouvimos são reais e ajudam bastante a combater a ressaca. “Os sucos, por exemplo, ajudam muito, pois eles têm água, vitaminas e minerais que auxiliam bastante no processo de recuperação da hidratação”.

Por fim, se você é adepto (a) de beber e não se alimentar, saiba que está cometendo um grande erro. “Isso piora a ressaca porque precisamos estar hidratados e alimentados para que haja um melhor funcionamento do organismo, inclusive para trabalhar no metabolismo do álcool, que é o processo da ressaca. Não comer para não engordar pode ser um comportamento bastante perigoso e que tem que ser tratado com especialistas em saúde mental e comportamento alimentar”, finaliza a nutricionista.

Portanto,curta a folia, mas não esqueça que o seu corpo não é uma máquina. Hidrate-o constantemente e lembre de fazer pausas para se alimentar. Bom Carnaval!

VEJA TAMBÉM

Xô, ressaca: como evitar dor de cabeça durante os dias de Carnaval

Hidratação é o caminho para não ter indisposição

SAIBA MAIS

Entenda a diferença entre os alimentos Diet, Light e Zero Açúcar

Quais detalhes precisam ser observados pelo consumidor

SAIBA MAIS

Wegovy (Semaglutida): saiba tudo sobre o medicamento que vai ajudar no tratamento da obesidade

Endocrinologista explica como funciona e quem pode tomar

SAIBA MAIS

Intoxicação alimentar: como evitar, reconhecer os sintomas e tratar o problema

Ao desenvolver os sintomas, o ideal é procurar ajuda médica.

SAIBA MAIS

NAVEGUE POR CATEGORIAS