CONTEÚDOS

Treine com Saúde

Heading

Caminhada após almoço: benefícios para a saúde e bem-estar

Eliane e Camila Chueke trabalham juntas e costumavam passar o horário de almoço sentadas na frente do computador. Preocupadas com a saúde e o bem-estar, decidiram fazer caminhadas para otimizar o tempo que sobrava após a refeição. Em um mês, mãe e filha notaram o aumento da disposição, o que as incentivou a continuar caminhando. Mas não é preciso andar muito para que o impacto deste hábito possa refletir rapidamente na saúde do corpo. Estudos recentes apontam que apenas 2 a 15 minutos de caminhadas diárias depois de comer podem ajudar a diminuir o açúcar no sangue, por exemplo.

Para a médica endocrinologista e professora da UNIRIO, Flávia Barbosa, a caminhada leve e curta facilita a digestão, aumenta a taxa metabólica quando se comparado ao um indivíduo que come e permanece sentado ou deitado. “Um compilado de estudos indicam que o impacto é significativo na moderação dos níveis de açúcar no sangue, nos pacientes sem pré-diabetes ou diabetes tipo 2 (DM2). No segundo, o benefício é mantido e ajuda a reduzir a variabilidade da glicemia após ingesta da refeição. Ou seja, o açúcar no sangue sobe e desce em seguida de uma forma mais gradual, reduzindo o risco cardiovascular”, comenta a especialista.

A prática de atividade física e escolhas menos calóricas e mais saudáveis nas refeições, sem dúvida, levam à perda de peso também. Uma dieta com acompanhamento de um nutrólogo ou nutricionista atrelada ao exercício é sucesso garantido. A mediterrânea, por exemplo. Os mesmos estudos descobriram que ela pode reduzir o risco de diabetes, colesterol alto, doenças cardíacas, derrames e alguns tipos de câncer – ao mesmo tempo em que fortalece os ossos, melhora a saúde do cérebro, afasta a demência, a depressão e, claro, ajuda emagrecer. Portanto, ninguém tem mais desculpa para ficar parado. Nem que seja rapidinho, não é mesmo?

VEJA TAMBÉM

Por que a corrida é um estado de espírito

Esporte é uma decisão pessoal e acessível a todos

SAIBA MAIS

Saiba qual é a idade perfeita para apresentar o esporte aos seus filhos

Até os 6 anos, procure dar estímulos para brincadeiras

SAIBA MAIS

Evite lesões com esses 5 aquecimentos revolucionários

A melhor maneira de evitar lesões é ativar o corpo antes de treinar

SAIBA MAIS

Tai Chi, a atividade milenar recomendada por Harvard para manter a forma

Fazer exercícios nem sempre significa suar a camisa

SAIBA MAIS

NAVEGUE POR CATEGORIAS