CONTEÚDOS

Treine com Saúde

Heading

Exercícios matinais podem ser mais eficientes no controle do peso

Quando se trata de manter a forma, a hora certa pode ser crucial. Segundo uma nova pesquisa, adultos que tem uma rotina de exercícios moderados a intensos no início da manhã são menos propensos a ter sobrepeso ou obesidade do que aqueles que praticam exercícios mais tarde.

"Para indivíduos que se exercitam regularmente, o índice de massa corporal (IMC) pode ser duas unidades menor e a circunferência da cintura 3,8 centímetros menor naqueles que se exercitam de manhã cedo do que nos que se exercitam em outros horários do dia", disse o autor do estudo, Tongyu Ma, professor assistente de fisiologia do exercício na Universidade Franklin Pierce em Rindge, New Hampshire.

O IMC e a circunferência da cintura são considerados duas medidas-chave para avaliar o risco de obesidade.

"A conclusão é que o exercício matinal é um aliado importante no controle de peso", afirmou Ma.

Para explorar mais a questão, os pesquisadores acompanharam cerca de 5.300 homens e mulheres adultos obesos. Todos foram inscritos na Pesquisa Nacional de Exames de Saúde e Nutrição dos EUA, entre 2003 e 2004 ou entre 2005 e 2006.

Cada um dos participantes usou um acelerômetro no quadril sempre que estava acordado, durante quatro a sete dias seguidos, incluindo pelo menos um dia do fim de semana.

Com base nas rotinas de atividade, foram categorizados entre os três grupos de exercícios: manhã (642 participantes), tarde (2.456) ou noite (2.187).

Em seguida, foi medida a circunferência da cintura de cada um e o IMC foi calculado. O IMC é medido com base na altura e no peso.

O resultado: a prática de exercícios entre sete e nove horas da manhã acabou sendo associada a um risco menor de sobrepeso ou obesidade em comparação à pratica efetuada mais tarde.

Os cálculos de IMC mostram que todos os participantes do estudo estavam acima do peso, o que significa que os IMCs registrados eram algo entre 25 e 29,9.

Enquanto os participantes do grupo da manhã tinham IMC médio de 25,9, os participantes dos grupos de exercícios da tarde e da noite tinham médias de 27,6 e 27,2, respectivamente.

Da mesma forma, a circunferência média da cintura dos que se exercitavam pela manhã foi de cerca de 91 centímetros, enquanto esse número ficou entre 94 e 96 centímetros nos demais grupos.

Tongyu Ma enfatizou que, por enquanto, a pesquisa só pode apontar uma associação entre os exercícios matinais e o peso, e não uma relação de causa e efeito direta.

E, em uma reviravolta inesperada, a equipe também observou que os participantes do grupo que se exercitavam pela manhã eram os que passavam a maior parte do tempo sedentários.

Tongyu ressaltou que, embora o grupo da manhã pudesse passar mais tempo no sofá, provavelmente se dedicaram a uma "sessão de exercícios matinais mais sólida" em comparação com o tipo de atividade praticada pelos que se exercitavam à tarde e à noite. "Imagine um funcionário de escritório que se exercita toda manhã e um zelador que está ocupado o dia todo. O primeiro provavelmente tem um risco menor de obesidade", explicou.

Outro fator: o grupo da manhã, no geral, também tendia a se alimentar de forma mais saudável e ingeria menos calorias do que os colegas dos grupos da tarde e da noite.

Quais vantagens, então, pode ter um treino matinal para manter a forma?

"Uma possibilidade é por que, no início da manhã, nosso corpo está em estado de baixa energia depois do jejum noturno. Como não temos muitos carboidratos para queimar, nosso corpo depende mais dos lipídios (gordura) para produzir a energia necessária para o exercício. E provavelmente por isso o exercício matinal pode ser melhor para o controle de peso", sugeriu Tongyu.

Estes testes foram publicados recentemente na revista "Obesity".

Connie Diekman, consultora de alimentos e nutrição e ex-presidente da Academia de Nutrição e Dietética, concorda que são necessárias mais pesquisas para identificar o que realmente acontece. Mas, ao mesmo tempo, não pareceu muito surpresa com os resultados gerais: "Há muito tempo falamos que o exercício logo pela manhã proporciona mais benefícios. As pesquisas até agora se concentraram em mostrar o benefício do exercício em aumentar o metabolismo, que permanece acelerado depois do exercício, de forma que a queima de calorias continua ativa ao longo do dia. No entanto, os resultados nunca foram fortes o suficiente para dizer: 'Você deve se exercitar pela manhã.' Meu conselho: exercite-se no horário que melhor se encaixa na sua agenda."

E acrescentou: "A recomendação mais importante do meu ponto de vista, como nutricionista licenciada, é que para manter o corpo saudável, a atividade física precisa fazer parte do seu dia a dia. Portanto, tente fazer pelo menos duas horas e meia de atividade física por semana, da maneira que melhor se adaptar à sua rotina"

VEJA TAMBÉM

Conselhos para alcançar e manter metas realistas de exercício físico

Elabore um plano de exercícios que seja duradouro e divertido

SAIBA MAIS

Correr ou caminhar: A longo prazo, o que é melhor para a saúde?

Qual o seu preferido?

SAIBA MAIS

Exercícios matinais podem ser mais eficientes no controle do peso

Quando se trata de manter a forma, a hora certa pode ser crucial.

SAIBA MAIS

Por que a corrida é um estado de espírito

Esporte é uma decisão pessoal e acessível a todos

SAIBA MAIS

NAVEGUE POR CATEGORIAS