CONTEÚDOS

Treine com Saúde

Heading

Como manter a boa forma durante o verão

Ah, o verão, a estação mais quente, colorida e, para muitos,a época mais bonita do ano. É hora de colocar aquele biquíni, tirar o shortinho jeans do armário e montar um look bem fresquinho. É o que Aline Anjos têm feito. A jovem de 23 anos vai aproveitar as férias da faculdade para viajar. “Programei esta viagem por um ano e estou bastante animada. Guardei uma grana e também preparei o meu corpo. Estou com uma nova alimentação e praticando exercício com constância. O resultado alcançado foi incrível neste tempo”.

Aline está no caminho certo, mas, agora precisa tomar oscuidados necessários para manter a boa forma não só durante a viagem, mas também até o fim da estação. De acordo com Fabiano Oliveira, educador físico que promove treinos funcionais na praia da Barra da Tijuca há mais de 10 anos, o corpo é uma soma das nossas ações. Se as atitudes forem positivas, os resultados também serão.

“Nesta época do ano, é muito comum as pessoas praticamente morarem nas academias e locais de treino. Se exercitam sem parar, ficam horas na esteira e não respeitam o descanso, aumentando o risco de lesão. Alguns alunos vão para a academia duas, três vezes por dia e até elevam o peso dos aparelhos de forma desenfreada. Tudo para correr atrás do prejuízo. Isso está errado. Não dá para fazer milagre. Para manter o corpo no verão, é só continuar com os treinos. De 3 a 6 vezes na semana é o suficiente”, explica o profissional.

Ele também reforça que treinar demais é tão ruim quanto não treinar. “Costumo brincar que o nosso corpo não sabe se é sábado, domingo,feriado, e, neste caso, não sabe se estamos de férias. Isso significa que se você quer manter o corpo durante o verão, tem que continuar com a rotina de treinos. Desencanar um dia ou outro é normal. Mas, abandonar a prática do exercício é um caminho certo para perder todos os ganhos adquiridos com os meses de treino”.

Em coro com Fabiano, Elaine Noiasi, nutricionista esportivahá seis anos, ressalta que assim como no esporte, com a alimentação, aindicação é a mesma: se não quiser dar adeus a boa forma, é preciso manter o cardápio equilibrado. “Sempre peço atenção especial para o álcool. Nesta época do ano, por conta da temperatura, as pessoas acabam bebendo demais. Isso podeser bastante prejudicial. No mais, independente da estação do ano, opte por alimentos integrais, frutas e legumes para deixar as refeições cheias denutrientes. E não deixe de se alimentar no pré-treino. Se exercitar no verão com má alimentação, aliada ao calor do ambiente pode levar à queda de pressão”.

E o que será que pode ser feito na prática para quem estaráfora de sua rotina, como é o caso de Aline? “As possibilidades são muitas. É possível correr na areia da praia, caminhar na orla, mergulhar, surfar, fazer uma trilha e muitas outras atividades”, ensina Fabiano. Já, no quesito alimentação, a nutricionista tem uma dica infalível: “Marmita. Tenha sempre um potinho com alimentos mais leves na bolsa. Ele ajuda na hora da fome repentina ou quando não há nada saudável por perto para comprar”.

Anotou as dicas? Então é hora de fazer as malas e aproveitaro verão sem medo de abrir mão da boa forma.

VEJA TAMBÉM

Muito além da estética: musculação auxilia na prevenção do câncer

Estudos mostram que atividade física produz substâncias essenciais

SAIBA MAIS

Beach Tennis: conheça o esporte que queima 700 calorias em uma hora

Esporte se popularizou na pandemia por ser ao ar livre

SAIBA MAIS

Manhã, tarde ou noite: qual horário é mais indicado para fazer exercício físico?

Veja dicas de acordo com o horário do seu treino

SAIBA MAIS

No Dia dos Pais, descubra os melhores exercícios e brincadeiras para fazer em família 

Veja as atividades que auxiliam na saúde e no desenvolvimento infantil

SAIBA MAIS

NAVEGUE POR CATEGORIAS