Você provavelmente já ouviu falar das diretrizes de atividade física recomendadas para adultos. Mas por onde começar se não consegue (ainda) se exercitar por 30 minutos por dia, cinco vezes por semana? Há muitas evidências clínicas, como encontradas em estudos do professor Ulf Ekelund da Escola Norueguesa de Ciências do Esporte, de que você pode transformar sua saúde simplesmente com uma caminhada rápida.
Se você tem uma condição de saúde que o impede de fazer exercícios de alta intensidade ou se é novo no esporte e não sabe por onde começar, caminhar regularmente é uma ótima opção, pois qualquer quantidade de atividade física é melhor do que nenhuma.
3 dicas para começar a andar mais:
1. Sempre aqueça e desaqueça após a atividade física: Este hábito ajuda a prevenir lesões musculares e permite que seu coração aumente gradualmente e retorne à sua taxa de repouso.
2. Ouça seu corpo: Faça apenas o máximo que puder. Caminhar não é ultrapassar seus limites. Se você se sentir cansado ou sua frequência cardíaca estiver acelerada, diminua um pouco o ritmo ou faça uma pausa rápida para recuperar o fôlego.
3. Se você manca ou seus passos são irregulares, diminua a velocidade: Lembre-se, você está caminhando para deixar seu coração bombeando e seu corpo confortável com o exercício, não treinando para correr uma maratona.
Caminhar é um exercício seguro para a maioria das pessoas. Mas se você tem uma condição médica ou não se exercita há algum tempo, você não deve se apressar para entrar em forma.
Fale com o seu médico se sentir algum dos seguintes sintomas durante o exercício:
• Dor no peito,dor na mandíbula ou no pescoço, desconforto nos braços, dor no ombro ou nas costas
• Falta de ar incomum e dificuldade para respirar
• Resfriado repentino ou tontura
• Batimento cardíaco visivelmente rápido, forte ou irregular
Conteúdo produzido pela Vitality Group