CONTEÚDOS

Treine com Saúde

Heading

Conheça os benefícios da yoga

A Yogaterapia é a prática corporal e mental de origem oriental utilizada para equilibrar o corpo e a mente. É um método que dispõe de diversas técnicas como posturas, sons, respirações, relaxamento e meditação. Trabalha os aspectos físico, mental,emocional e energético do praticante, pois ajuda na diminuição do estresse,ansiedade, melhora o desempenho cognitivo, aumenta a capacidade de concentraçãoe a criatividade do profissional.  

De acordo com Maira Shakti, yogaterapeuta ayurvedica e professora de yoga pela Yoga Alliance Índia,esta prática tem sido incorporada por sistemas de saúde públicos e privados em países como Estados Unidos, Alemanha, Canadá, Japão, Austrália, dentre outros. “A Yogaterapia também está sendo incluída na grade curricular de universidades renomadas nos EUA. Esse interesse se deve ao fato de que, por meio de estudos científicos, já foram identificadas 117 condições de saúde que podem ser tratadas com ajuda de técnicas do Yoga”, explica a profissional. 

Ela ainda ressalta que essa também é uma realidade no Brasil: “O número de atendimentos em terapias alternativas no SUS aumentou 670%, saltando de 271 mil, em 2008, para 2,1 milhões em 2016. Segundo o Ministério da Saúde, desde que a Yoga foi integrada ao SUS, em 2017, mais de 100 mil atendimentos foram realizados”. 

Com 40 anos de idade, mais de 3400 horas em treinamentos de yoga, 350 horas de cursos em Terapias Quânticas e mais de 600 horas de atendimentos, mentorias e cursos ministrados, Maíra também explica os benefícios da yogaterapia ayurvedica no mundo corporativo.

“Nas empresas, a yoga funciona muito bem para a diminuição do estresse. As pessoas adoecem menos,ficam mais produtivas, focadas, trabalham melhor em conjunto, brigam menos e rendem mais. Já realizei trabalhos em empresas com meditações curtas focadas na respiração e no relaxamento. Temos o hábito de interpretar o estado de relaxamento de forma equivocada. Achamos que estar relaxado é não estar fazendo nada. Isso está errado. Uma pessoa relaxada tem uma mente mais ativa e consegue resolver os problemas com muito mais calma” finaliza.  

VEJA TAMBÉM

Conselhos para alcançar e manter metas realistas de exercício físico

Elabore um plano de exercícios que seja duradouro e divertido

SAIBA MAIS

Correr ou caminhar: A longo prazo, o que é melhor para a saúde?

Qual o seu preferido?

SAIBA MAIS

Exercícios matinais podem ser mais eficientes no controle do peso

Quando se trata de manter a forma, a hora certa pode ser crucial.

SAIBA MAIS

Por que a corrida é um estado de espírito

Esporte é uma decisão pessoal e acessível a todos

SAIBA MAIS

NAVEGUE POR CATEGORIAS