CONTEÚDOS

Bem-estar Corporativo

Heading

Equilíbrio perfeito: 4 estratégias para equilibrar sua vida profissional e pessoal

Colocar essas ideias em prática vai te permitir ser mais produtivo e feliz

Em um mundo onde os smartphones não param de nos notificar de alguma coisa e onde as responsabilidades do trabalho nos perseguem até em nossos sonhos, encontrar o equilíbrio perfeito entre dever e prazer pode parecer escalar o Everest. Mas você sabia que esse equilíbrio é a chave para uma boa saúde mental e física? Para te ajudar a decifrar esse código trouxemos quatro dicas que vão te aproximar desse equilíbrio tão desejado:

Defina horários e metas realistas

Embora o ideal seja dedicar no máximo oito horas por dia ao trabalho, existem tarefas que podem exigir que os horários se estendam para alcançar objetivos específicos, comprometendo assim seu tempo pessoal. Nesses casos, o melhor é conversar com seu chefe sobre um horário realista que lhe dê mais controle sobre o tempo que você dedica ao trabalho. Explique as razões por trás do seu cansaço e sugira possíveis soluções. Isso pode significar pedir mais ajuda, ajustar sua carga de trabalho ou estabelecer prazos mais consistentes com seus objetivos.

Aprenda a dizer “NÃO”

Colocar mais tarefas em uma agenda já cheia de atividades não é uma boa maneira de reduzir o estresse. Por isso, está tudo bem dizer "não" a tarefas extras quando você se sentir sobrecarregado.

Dizer "não" não é um ataque à outra pessoa. Demonstre sua disposição para ajudar, explique porque você não pode assumir mais responsabilidades naquele momento e, se possível, ofereça uma solução alternativa.

Faça pausas

Você sabia que fazer uma pausa no trabalho, mesmo que sejam apenas 5 minutos, pode fazer com que você produza de maneira mais eficaz? Esses foram os resultados encontrados em um estudo publicado no Journal of Business and Psychology. Então, reserve esse tempo para preparar um café, ler alguma notícia ou simplesmente se desconectar.

Crie uma rotina para o home office

Como equilibrar o trabalho e a vida pessoal quando tudo acontece no mesmo espaço? A resposta é simples: defina bem seu horário de trabalho, crie um espaço para trabalhar e mantenha uma rotina, como se estivesse indo para o escritório.

Encontrar um equilíbrio entre a vida profissional e pessoal muitas vezes é difícil. Existem fatores que estão fora do nosso controle e muitas soluções nem todos podem aplicar, mas é preciso começar por algum lugar. Com essas dicas, você certamente pode dar o primeiro passo para um presente mais equilibrado.

VEJA TAMBÉM

Como algumas pessoas que têm um emprego estressante conseguem evitar o burnout: 'É tudo uma questão de consciência'

A sua inteligência emocional é chave para o sucesso.

SAIBA MAIS

Trabalhar dormindo? Startup transforma o sono em produtividade por intermédio de sonhos lúcidos

Trabalhar dormindo pode ser o sonho de muitos

SAIBA MAIS

Equilíbrio perfeito: 4 estratégias para equilibrar sua vida profissional e pessoal

Colocar essas ideias em prática vai te permitir ser mais produtivo e fel

SAIBA MAIS

Saiba como a meditação pode ser uma aliada no ambiente de trabalho

Exercícios simples podem ajudar na produtividade e bem-estar

SAIBA MAIS

NAVEGUE POR CATEGORIAS