CONTEÚDOS

Bem-estar Corporativo

Heading

Saiba como a meditação pode ser uma aliada no ambiente de trabalho

Textos e relatórios para entregar, equipe para liderar e diversas demandas para realizar. Mas, por mais esforço que seja feito, a dificuldade de concentração é grande. Você tenta focar, mas os pensamentos seguem dispersos. Nessas horas, um exercício rápido, prático e fácil de realizar pode ajudar e muito a manter o foco. Estamos falando da meditação.  

“A meditação é uma técnica milenar com diversos benefícios, sendo uma prática simples que pode ser bastante benéfica para a concentração e produtividade. Para entendê-la, é preciso vivenciá-la. Já tive contato com pessoas que eram extremamente agitadas, tinham dificuldades de se concentrar, tomavam remédios para se acalmar e nada dava certo. Depois que se tornaram adeptas da meditação, isso mudou completamente”, afirma a instrutora e terapeuta de meditação Luana Flyies.  

Além de auxiliar na concentração e, assim,melhorar a produtividade, esta atividade também traz outros benefícios como aumento da atenção e da memória, melhora das habilidades cognitivas e criativas, auxílio na tomada de decisão, assistência na saúde mental, cerebral,corporal e elevação da sensação de bem-estar.  

“As pessoas têm uma visão romântica da meditação. Acham que é necessário um tapetinho, sentar no chão com pernas cruzadas para meditar. Isso é um mito. A verdade é que é possível meditar em qualquer lugar e horário do seu dia. Caso sua mente esteja muito agitada antes de produzir alguma tarefa, você pode meditar, mesmo que rapidamente. Basta deixar a coluna reta, cronometrar o tempo, fechar os olhos, prestar atenção na respiração e liberar os pensamentos, todos eles. Sem qualquer julgamento. Não precisa de muito. Um minutinho já faz toda a diferença”, ensina.  

A profissional também reforça a importância de adotar esta prática no ambiente corporativo. Segundo Luana, muitas corporações já viram o quão importante é esta prática para os seus funcionários: “A meditação ajuda a regular as emoções, gerando conforto para lidarmos com situações desconfortáveis e desafiadoras. Como resultado, ela permite reagir com calma, de forma pensada e empática diante do estresse e dos desafios. Qualidades que podem ser muito valiosas no ambiente de trabalho e que todo chefe adora”.  

De acordo com alguns estudos, a meditação também funciona como uma ferramenta bastante eficaz no tratamento da Síndrome de Burnout. Isso porque a doença é uma manifestação de cunho emocional e psicológico que acaba por afetar o lado físico do paciente. “Com a meditação é possível desenvolver a autoconsciência, fazendo com que o indivíduo melhore a sua capacidade de lidar com as dificuldades. Com isso, ao entrar em um ciclo de forte estresse, ele consegue controlar sua mente para que ela volte com mais facilidade e força para o próprio centro, mantendo o foco no que é importante sem se deixar abater pelo momento”, finaliza. 

 

VEJA TAMBÉM

Como algumas pessoas que têm um emprego estressante conseguem evitar o burnout: 'É tudo uma questão de consciência'

A sua inteligência emocional é chave para o sucesso.

SAIBA MAIS

Trabalhar dormindo? Startup transforma o sono em produtividade por intermédio de sonhos lúcidos

Trabalhar dormindo pode ser o sonho de muitos

SAIBA MAIS

Equilíbrio perfeito: 4 estratégias para equilibrar sua vida profissional e pessoal

Colocar essas ideias em prática vai te permitir ser mais produtivo e fel

SAIBA MAIS

Saiba como a meditação pode ser uma aliada no ambiente de trabalho

Exercícios simples podem ajudar na produtividade e bem-estar

SAIBA MAIS

NAVEGUE POR CATEGORIAS