CONTEÚDOS

Treine com Saúde

Heading

Manhã, tarde ou noite: qual horário é mais indicado para fazer exercício físico?

Muito se tem falado, nos dias de hoje, sobre as relações de trabalho estarem cada vez mais complexas. A crise financeira, associada ao momento de flexibilização da pandemia da Covid-19, tem exposto os trabalhadores a uma grande pressão competitiva, submetendo-os a exigências de maior produtividade devido à concorrência do mercado. 

Tudo isso gera uma grande carga de estresse no indivíduo, podendo acarretar um efeito oposto ao desejado, ou seja, baixa na produtividade. Além de cuidar da saúde, a prática de exercício físico funciona como uma injeção de bem-estar. Neste caso, o melhor é saber qual horário se adapta ao seu dia a dia para se exercitar sem interferir na rotina e só obter ganhos.  

Para aqueles que gostam de treinar pela manhã, a dica é apostar no aeróbico e evitar o jejum pré-treino.“O primeiro passo é levantar e tomar café da manhã, pelo menos, uma hora antes do horário de se exercitar. Fazer atividade física sem se alimentar é perigoso,pode causar hipoglicemia, ou seja, pouco açúcar no sangue, principal fonte de energia do corpo, e causar um acidente. Quanto ao exercício matinal, isso varia de pessoa para pessoa, mas o que percebo é que os alunos da manhã precisam quase sempre fazer alguma atividade aeróbica para se sentirem mais acordados”, explica o professor de educação física Oswaldo dos Anjos Schachter.  

O profissional ainda ressalta os benefícios do treino matinal: “Se exercitar de manhã gera a sensação de melhor rendimento nas tarefas diárias por conta dos hormônios liberados durante e após a atividade física. São eles: adrenalina, noradrenalina, dopamina e serotonina.Ao chegarem na corrente sanguínea, eles proporcionam uma grande sensação de bem-estar”.  

Já aqueles que possuem uma agenda apertada e optam por treinar na hora do almoço precisam ficar atentos ao horário da refeição. “Para este tipo de aluno, o ideal é fazer atividade antes do almoço,porque, geralmente, temos, em média, uma hora de intervalo. Não daria para almoçar, aguardar a digestão e só depois fazer uma atividade física. Por outro lado, acho desfavorável treinar na hora do almoço pelo curto espaço de tempo para atividade. O aluno precisaria de pelo menos uns 20 minutos para comer após a atividade, então teria que ser um treino com intervalos curtos e alimentação em velocidade considerável para que ele consiga bons resultados”.  

Por fim, há os adeptos do treino noturno,principalmente para aliviar a tensão de um dia pesado de trabalho. “Pelos anos de trabalho na minha área, percebo que as pessoas que treinam à noite utilizam o exercício físico como válvula de escape. Por exemplo, quanto pior o dia, melhor é o treino. Quanto mais pesado é o dia, mais pesado tende a ser o treino. Vale ressaltar que é imprescindível respeitar o cansaço do seu corpo. Nada de treinos muito puxados quando se está cansado, isso aumenta o índice de lesão e de possíveis acidentes. E evite se exercitar muito próximo da hora de dormir. Por conta da liberação de hormônios, pode haver dificuldades de desacelerar, relaxar e dormir”.  

Portanto, se você está sentindo a pressão da carreira sob os ombros e precisa relaxar, aposte na atividade física. Os benefícios são inúmeros. “Se exercitar melhora o humor, a capacidade de gerar ideias e resolver problemas, aumenta o condicionamento físico e a produtividade, reduz o absenteísmo e eleva a autoestima”, finaliza Oswaldo, que também realiza treinos funcionais na praia da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.  

 

VEJA TAMBÉM

Quer praticar esportes na praia? Saiba quais são os indicados para cada tipo de pessoa

Quais atividades devem ser escolhidas de acordo com seu nível?

SAIBA MAIS

Muito além da estética: musculação auxilia na prevenção do câncer

Estudos mostram que atividade física produz substâncias essenciais

SAIBA MAIS

Beach Tennis: conheça o esporte que queima 700 calorias em uma hora

Esporte se popularizou na pandemia por ser ao ar livre

SAIBA MAIS

Manhã, tarde ou noite: qual horário é mais indicado para fazer exercício físico?

Veja dicas de acordo com o horário do seu treino

SAIBA MAIS

NAVEGUE POR CATEGORIAS