CONTEÚDOS

Treine com Saúde

Heading

Muito além da estética: musculação auxilia na prevenção do câncer

Quando ouvimos que uma pessoa é adepta da prática da musculação, a primeira coisa que pensamos é o quanto este indivíduo deseja ficar em forma, bonito e com a autoestima em dia. Mas, o que poucas pessoas sabem é que a musculação é uma poderosa ferramenta para evitar algumas doenças graves, como câncer e diabetes. É o que apresenta o estudo ‘O papel do secretoma dos músculos em saúde e doença’, publicado pela revista científica Frontiers in Physiology.  

Segundo a publicação, quando os músculos são bem trabalhados, eles liberam cerca de 650 substâncias positivas para o bem-estar do organismo humano. Esses componentes produzidos pela musculatura podem auxiliar na prevenção de câncer, diabetes, demência, fragilidade óssea, inflamações em geral e até mesmo aumentar a resposta imune das vacinas contra a Covid-19. 

“O Instituto Nacional do Câncer (INCA) já mostrou através de dados que a atividade física permite o equilíbrio dos níveis de hormônios, diminui o tempo de trânsito gastrointestinal, fortalece as defesas do corpo e ajuda a manter o peso corporal. Com isso, alguns tipos de câncer podem ser evitados como o de intestino, endométrio e mama, por exemplo”, explica a médica oncologista e pesquisadora Beth de Souza.  

Ela também derruba o mito de que pacientes em tratamento contra o câncer precisam fazer repouso absoluto. “Recentemente, pesquisas mostraram que a menos que a prática do exercício piore o quadro clínico, o paciente não só pode como deve fazer atividade física. Ela melhora o bem-estar, a qualidade de vida e o desempenho físico nas funções do dia a dia. Também evita a perda funcional, os riscos da atrofia muscular e a possibilidade da diminuição ou perda total dos movimentos do corpo”.   

A professora de educação física Lucia de Oliveira explica que, dependendo da disposição, a atividade vai variar de leve a pesada, mas, seja qual for o nível, sempre haverá benefícios. “A corrida, por exemplo, é uma ótima opção porque além de proteger contra o câncer e doenças cardiovasculares, também fortalece os músculos e os ossos, diminui o risco de osteoporose, entre outros. Se não puder correr, troque pela caminhada, pela escada ao invés do elevador. Essas pequenas atitudes ajudam a manter o corpo em movimento. Mas, se a disposição for maior, opte pela musculação. Ela melhora a saúde cardiovascular, alivia os sintomas da depressão, previne o diabetes e promove qualidade de sono. Mas, antes de qualquer coisa, procure o seu médico para saber se você pode ou não se exercitar e a intensidade do exercício”, finaliza. 

VEJA TAMBÉM

Quer praticar esportes na praia? Saiba quais são os indicados para cada tipo de pessoa

Quais atividades devem ser escolhidas de acordo com seu nível?

SAIBA MAIS

Muito além da estética: musculação auxilia na prevenção do câncer

Estudos mostram que atividade física produz substâncias essenciais

SAIBA MAIS

Beach Tennis: conheça o esporte que queima 700 calorias em uma hora

Esporte se popularizou na pandemia por ser ao ar livre

SAIBA MAIS

Manhã, tarde ou noite: qual horário é mais indicado para fazer exercício físico?

Veja dicas de acordo com o horário do seu treino

SAIBA MAIS

NAVEGUE POR CATEGORIAS