CONTEÚDOS

Treine com Saúde

Heading

Muito além da estética: musculação auxilia na prevenção do câncer

Quando ouvimos que uma pessoa é adepta da prática da musculação, a primeira coisa que pensamos é o quanto este indivíduo deseja ficar em forma, bonito e com a autoestima em dia. Mas, o que poucas pessoas sabem é que a musculação é uma poderosa ferramenta para evitar algumas doenças graves, como câncer e diabetes. É o que apresenta o estudo ‘O papel do secretoma dos músculos em saúde e doença’, publicado pela revista científica Frontiers in Physiology.  

Segundo a publicação, quando os músculos são bem trabalhados, eles liberam cerca de 650 substâncias positivas para o bem-estar do organismo humano. Esses componentes produzidos pela musculatura podem auxiliar na prevenção de câncer, diabetes, demência, fragilidade óssea, inflamações em geral e até mesmo aumentar a resposta imune das vacinas contra a Covid-19. 

“O Instituto Nacional do Câncer (INCA) já mostrou através de dados que a atividade física permite o equilíbrio dos níveis de hormônios, diminui o tempo de trânsito gastrointestinal, fortalece as defesas do corpo e ajuda a manter o peso corporal. Com isso, alguns tipos de câncer podem ser evitados como o de intestino, endométrio e mama, por exemplo”, explica a médica oncologista e pesquisadora Beth de Souza.  

Ela também derruba o mito de que pacientes em tratamento contra o câncer precisam fazer repouso absoluto. “Recentemente, pesquisas mostraram que a menos que a prática do exercício piore o quadro clínico, o paciente não só pode como deve fazer atividade física. Ela melhora o bem-estar, a qualidade de vida e o desempenho físico nas funções do dia a dia. Também evita a perda funcional, os riscos da atrofia muscular e a possibilidade da diminuição ou perda total dos movimentos do corpo”.   

A professora de educação física Lucia de Oliveira explica que, dependendo da disposição, a atividade vai variar de leve a pesada, mas, seja qual for o nível, sempre haverá benefícios. “A corrida, por exemplo, é uma ótima opção porque além de proteger contra o câncer e doenças cardiovasculares, também fortalece os músculos e os ossos, diminui o risco de osteoporose, entre outros. Se não puder correr, troque pela caminhada, pela escada ao invés do elevador. Essas pequenas atitudes ajudam a manter o corpo em movimento. Mas, se a disposição for maior, opte pela musculação. Ela melhora a saúde cardiovascular, alivia os sintomas da depressão, previne o diabetes e promove qualidade de sono. Mas, antes de qualquer coisa, procure o seu médico para saber se você pode ou não se exercitar e a intensidade do exercício”, finaliza. 

VEJA TAMBÉM

Conselhos para alcançar e manter metas realistas de exercício físico

Elabore um plano de exercícios que seja duradouro e divertido

SAIBA MAIS

Correr ou caminhar: A longo prazo, o que é melhor para a saúde?

Qual o seu preferido?

SAIBA MAIS

Exercícios matinais podem ser mais eficientes no controle do peso

Quando se trata de manter a forma, a hora certa pode ser crucial.

SAIBA MAIS

Por que a corrida é um estado de espírito

Esporte é uma decisão pessoal e acessível a todos

SAIBA MAIS

NAVEGUE POR CATEGORIAS