CONTEÚDOS

Treine com Saúde

Heading

No Dia dos Pais, descubra os melhores exercícios e brincadeiras para fazer em família 

O Dia dos Pais está chegando. É hora de montar a programação para tornar a data especial entre pais e filhos. Para ajudar nessa tarefa, conversamos com Lorena Campos, professora de educação física e personal trainer, que atua no Recreio e na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. A profissional explica que se o objetivo é manter todo mundo em movimento, o ideal é aproveitar os espaços gratuitos e ao ar livre.  

 
“Eu sou totalmente a favor de atividades físicas feitas em família. No domingo do Dia dos Pais, mais interessante do que ir para um restaurante ou gastar um dinheiro absurdo comprando em shopping e ainda enfrentando filas quilométricas. Acho muito mais válido acordar cedo e ir se exercitar com o paizão. Uma corridinha,por exemplo, seria uma ótima opção. Ela ajuda a prevenir a osteoporose, controlar o colesterol, reduzir a gordura corporal, combater a depressão, aumentar a autoestima, entre outras vantagens. Imagine ter todos esses benefícios e ainda realizar o exercício apreciando uma bela paisagem”, aponta Lorena.  

 
A profissional também reforça que, no quesito opção gratuita e com vistas agradáveis, o Brasil é um país repleto de opções para todos os gostos: “Somos agraciados por lugares maravilhosos, como as nossas praias. Portanto, quem gosta de nadar, por exemplo, pode aproveitar estes cenários. A natação, ou qualquer atividade na água, até as realizadas por lazer, proporcionam inúmeros benefícios, entre eles melhora respiratória, bom desenvolvimento motor e cardiovascular, é seguro para quem tem lesões, artrite e outras condições,melhora o sono, equilibra o estresse e é muito bom para as crianças”.  

 
Já para os pais que têm filhos de menos de 10 anos de idade e preferem ficar em casa, Juliana Santos, bacharel em educação física, especializada na primeira infância,apresenta algumas opções: “Quem mora em prédio com playground e ou casa com quintal, pode explorar algumas brincadeiras com as crianças que também são verdadeiros exercícios físicos. Alguns exemplos são: pular corda, pega-pega, pique-esconde, amarelinha, dançadas cadeiras, pular elástico e muitas outras possibilidades. Nestas citadas há um gasto calórico considerável e a diversão é garantida”.  

 
As especialistas finalizam explicando que, além de ser divertido, o ato de brincar e manter as crianças em movimento proporciona diversos fatores positivos. “Estimula o conhecimento do próprio corpo, a força, a elasticidade, o desempenho físico, o que promove um melhor desenvolvimento motor, favorece o raciocínio, estimula a criatividade e a imaginação”, explica Lorena.   

 
Gostou das dicas? Então é hora de colocar o tênis, pegar a garotada e se divertir! 

VEJA TAMBÉM

Quer praticar esportes na praia? Saiba quais são os indicados para cada tipo de pessoa

Quais atividades devem ser escolhidas de acordo com seu nível?

SAIBA MAIS

Muito além da estética: musculação auxilia na prevenção do câncer

Estudos mostram que atividade física produz substâncias essenciais

SAIBA MAIS

Beach Tennis: conheça o esporte que queima 700 calorias em uma hora

Esporte se popularizou na pandemia por ser ao ar livre

SAIBA MAIS

Manhã, tarde ou noite: qual horário é mais indicado para fazer exercício físico?

Veja dicas de acordo com o horário do seu treino

SAIBA MAIS

NAVEGUE POR CATEGORIAS