CONTEÚDOS

Treine com Saúde

Heading

Quer praticar esportes na praia? Saiba quais são os indicados para cada tipo de pessoa

Profissional explica quais atividades devem ser escolhidas de acordo com o nível do praticante

As pessoas que querem fazer atividade física, mas não curtem treinar em academia, geralmente, preferem praticar exercícios ao ar livre. E as opções mais procuradas são aquelas que acontecem na praia. No verão, esta prática aumenta consideravelmente, mas é preciso ter cautela e saber o quê, quando e como fazer. Para não correr riscos, confira as dicas do educador físico Rafael Muniz Gomes.  

 

“Muitas são as atividades que podem ser realizadas na praia, no verão. Algumas delas são caminhadas leves, treino funcional, corrida na orla ou na areia fofa, indicado para quem deseja pouco impacto, alongamentos e yoga. Mas, se o aluno é sedentário e está começando agora, eu indicaria caminhada, bike e musculação. Para este grupo, é importante que haja movimento. As pessoas não nascem sedentárias, elas se tornam; e desta maneira, é indicado que, inicialmente, se façam atividades leves que permitam possibilitar a este indivíduo a melhora dos movimentos do seu corpo como um todo, estimulando o metabolismo a trabalhar. Com o tempo e a disciplina, os movimentos dinâmicos melhoram, ativando o corpo como um todo. Aí, podemos buscar as outras metas deste indivíduo”, explica o profissional.  

 

Já as pessoas que possuem certa experiência com atividade física devem optar por bike em velocidade elevada e esportes na areia. “Para os que já tem um melhor controle do seu próprio corpo e entende o que consegue executar, podemos indicar também uma bike já com uma velocidade acelerada e algum esporte na areia, que darão a ele, além de todos os benefícios do movimento, uma melhora na cognição e nas adaptações neuromusculares. Isso acontece porque esportes como vôlei, futevôlei, beach tênis, entre outros, são modalidades muito específicas e que exigem dos grupos musculares como um todo, então trará sem dúvidas muitos benefícios ao praticante”, detalha.  

 

Por fim, os alunos mais avançados e aptos a uma maior intensidade esportiva: “Para quem está neste nível, que já tem a prática de atividade física de no mínimo três anos ou mais, se não houver alguma lesão específica ou alguma limitação mecânica, todas as atividades são indicadas. O que poderá ser alternado é a intensidade com que essa atividade vai acontecer. O avançado tem, através do tempo de prática, um melhor condicionamento físico para se adaptar às atividades, então seja vôlei, funcional, futvôlei, corrida, bike ou outro exercício, ele conseguirá efetuar sem problemas. Mas, vale ressaltar que todos os públicos precisam ter um acompanhamento profissional, que ajude o aluno a entender as limitações do seu próprio corpo e até onde ele pode chegar”.  

 

Rafael finaliza explicando que, assim como nas atividades em ambiente fechado, na praia também é primordial só se exercitar após fazer uma refeição: “Só é indicado fazer exercício de estômago vazio quando prescrito por um médico, do contrário, os riscos são altos, como queda de pressão, desmaios, mal funcionamento dos órgãos e muitos outros problemas. Já o tempo de prática diária varia bastante. Geralmente, o indicado é uma hora de atividade colocando na balança qual exercício será praticado”

VEJA TAMBÉM

Conselhos para alcançar e manter metas realistas de exercício físico

Elabore um plano de exercícios que seja duradouro e divertido

SAIBA MAIS

Correr ou caminhar: A longo prazo, o que é melhor para a saúde?

Qual o seu preferido?

SAIBA MAIS

Exercícios matinais podem ser mais eficientes no controle do peso

Quando se trata de manter a forma, a hora certa pode ser crucial.

SAIBA MAIS

Por que a corrida é um estado de espírito

Esporte é uma decisão pessoal e acessível a todos

SAIBA MAIS

NAVEGUE POR CATEGORIAS