CONTEÚDOS

Bem-estar Corporativo

Heading

Saiba como ter mais bem-estar no trabalho remoto

Estresse e mal-estar também são problemas presentes na vida de quem trabalha no modelo híbrido. Manter dois ambientes de trabalho organizados e produtivos não é tarefa fácil, e isso pode acarretar um processo de ansiedade e dispersão na hora de produzir. É preciso ficar atento e criar meios para não deixar que o trabalho afete o bem-estar. É o que indica Yara Pinheiro Danta, médica especialista em Geriatria e Gerontologia, Nutrologia, Terapia Ortomolecular, Nutrição Celular e Longevidade.

“O estresse e o mal-estar estão presentes na vida de quem trabalha no modelo híbrido. Manter dois locais de trabalho vai envolver um planejamento e uma rotina de interrupções. Levar e trazer o notebook todos os dias, por exemplo, é cansativo. Lembrar onde deixou as coisas em cada lugar também traz um grande estresse. As empresas que escolhem por implementar esse tipo de modelo precisam ter um cronograma organizado para tentar minimizar esse estresse e mal-estar na sua equipe”, explica a profissional. 

Para Yara Pinheiro, a adoção de ações prazerosas no dia a dia, como tocar violão, praticar esportes ou assistir a um seriado, podem ajudar no equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. A atenção também precisa ser redobrada para as ações que podem prejudicar a saúde no trabalho e gerar as chamadas doenças ocupacionais: lesões por esforços repetitivos (LER) e os distúrbios osteomusculares. A saúde mental também merece uma atenção muito importante, já que há cada vez mais trabalhadores desenvolvendo a Síndrome de Burnout devido à exaustão.

Yara aconselha também sobre a importância da qualidade do sono para a saúde no trabalho. “Um sono de qualidade é fundamental para se manter a produtividade. Durante o sono, exercemos as principais funções restauradoras do corpo, como crescimento muscular e síntese de proteína. Então, neste momento, estamos recarregando as energias e regulando o metabolismo, fatores essenciais para manter corpo e mente saudáveis. Realizar diversas tarefas com sono faz diminuir o rendimento, podendo levar o profissional a cometer erros ou até mesmo sofrer um acidente grave”.

VEJA TAMBÉM

Saiba mais como evitar a síndrome de Burnout no ambiente de trabalho

Profissionais explicam os benefícios da doença ser reconhecida pela OMS

SAIBA MAIS

Saiba como ter mais bem-estar no trabalho remoto

Organização, lazer e sono regular são fatores essenciais para a saúde

SAIBA MAIS

Veja dicas para melhorar o bem-estar no trabalho

Exercícios físicos ajudam a aliviar as tensões e fadiga diárias

SAIBA MAIS

Ausências e afastamentos no trabalho geram perda de US$ 1 tri na economia mundial no ano

OMS aponta que investimentos em saúde melhoram a produtividade

SAIBA MAIS

NAVEGUE POR CATEGORIAS