CONTEÚDOS

Bem-estar Corporativo

Heading

Saiba como ter mais bem-estar no trabalho remoto

Estresse e mal-estar também são problemas presentes na vida de quem trabalha no modelo híbrido. Manter dois ambientes de trabalho organizados e produtivos não é tarefa fácil, e isso pode acarretar um processo de ansiedade e dispersão na hora de produzir. É preciso ficar atento e criar meios para não deixar que o trabalho afete o bem-estar. É o que indica Yara Pinheiro Danta, médica especialista em Geriatria e Gerontologia, Nutrologia, Terapia Ortomolecular, Nutrição Celular e Longevidade.

“O estresse e o mal-estar estão presentes na vida de quem trabalha no modelo híbrido. Manter dois locais de trabalho vai envolver um planejamento e uma rotina de interrupções. Levar e trazer o notebook todos os dias, por exemplo, é cansativo. Lembrar onde deixou as coisas em cada lugar também traz um grande estresse. As empresas que escolhem por implementar esse tipo de modelo precisam ter um cronograma organizado para tentar minimizar esse estresse e mal-estar na sua equipe”, explica a profissional. 

Para Yara Pinheiro, a adoção de ações prazerosas no dia a dia, como tocar violão, praticar esportes ou assistir a um seriado, podem ajudar no equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. A atenção também precisa ser redobrada para as ações que podem prejudicar a saúde no trabalho e gerar as chamadas doenças ocupacionais: lesões por esforços repetitivos (LER) e os distúrbios osteomusculares. A saúde mental também merece uma atenção muito importante, já que há cada vez mais trabalhadores desenvolvendo a Síndrome de Burnout devido à exaustão.

Yara aconselha também sobre a importância da qualidade do sono para a saúde no trabalho. “Um sono de qualidade é fundamental para se manter a produtividade. Durante o sono, exercemos as principais funções restauradoras do corpo, como crescimento muscular e síntese de proteína. Então, neste momento, estamos recarregando as energias e regulando o metabolismo, fatores essenciais para manter corpo e mente saudáveis. Realizar diversas tarefas com sono faz diminuir o rendimento, podendo levar o profissional a cometer erros ou até mesmo sofrer um acidente grave”.

VEJA TAMBÉM

Como algumas pessoas que têm um emprego estressante conseguem evitar o burnout: 'É tudo uma questão de consciência'

A sua inteligência emocional é chave para o sucesso.

SAIBA MAIS

Trabalhar dormindo? Startup transforma o sono em produtividade por intermédio de sonhos lúcidos

Trabalhar dormindo pode ser o sonho de muitos

SAIBA MAIS

Equilíbrio perfeito: 4 estratégias para equilibrar sua vida profissional e pessoal

Colocar essas ideias em prática vai te permitir ser mais produtivo e fel

SAIBA MAIS

Saiba como a meditação pode ser uma aliada no ambiente de trabalho

Exercícios simples podem ajudar na produtividade e bem-estar

SAIBA MAIS

NAVEGUE POR CATEGORIAS