A timidez pode ser um obstáculo para muitas pessoas que desejam começar a frequentar a academia. Muitas vezes, a ansiedade social pode fazer com que as se sintam inseguras e desconfortáveis em ambientes onde há muitos desconhecidos. Levantamos com especialista algumas maneiras de lidar com esse sentimento.
A primeira iniciativa pode ser uma visita ao local para conhecer a equipe da recepção e os educadores físicos, e como o trabalho é realizado. Entender a dinâmica do espaço pode ajudar a reduzir a ansiedade e tornar a experiência mais agradável. A psicóloga Rachel Campos sugere escolher horários menos movimentados, como pela manhã ou início da tarde. Isto pode minimizar a sensação de superlotação e de que está sendo observado.
Raquel orienta a começar devagar e com exercícios mais simples. Ao se conectar em atividades básicas e fáceis de executar, o processo de ambientação flui com mais facilidade para que se ganhe confiança antes de partir para exercícios mais complexos. Além disso, vale considerar a possibilidade de trabalhar com um personal trainer para orientar na execução dos exercícios corretamente.
“Convidar um amigo para ter com quem conversar e compartilhar a experiência pode ser motivador, incentivador e ser um grande apoio também. Mas lembre-se de chamar uma pessoa que respeite seus medos. Se tiver do seu lado alguém criticando ou minimizando suas emoções, será muito desfavorável e desconfortável. E a experiência pode desmotivar e provocar o abandono do desafio”, alerta a psicóloga.
Outra excelente companhia pode ser a música, que conecta com emoções que podem contribuir trazendo sensações agradáveis e diminuindo a ansiedade, angústia e desconforto com o ambiente. Então selecione sua playlist favorita e dê o primeiro passo!