CONTEÚDOS

Treine com Saúde

Heading

Timidez na academia: com apoio e perseverança, é possível superar

A timidez pode ser um obstáculo para muitas pessoas que desejam começar a frequentar a academia. Muitas vezes, a ansiedade social pode fazer com que as se sintam inseguras e desconfortáveis em ambientes onde há muitos desconhecidos. Levantamos com especialista algumas maneiras de lidar com esse sentimento.

A primeira iniciativa pode ser uma visita ao local para conhecer a equipe da recepção e os educadores físicos, e como o trabalho é realizado. Entender a dinâmica do espaço pode ajudar a reduzir a ansiedade e tornar a experiência mais agradável. A psicóloga Rachel Campos sugere escolher horários menos movimentados, como pela manhã ou início da tarde. Isto pode minimizar a sensação de superlotação e de que está sendo observado.  

Raquel orienta a começar devagar e com exercícios mais simples. Ao se conectar em atividades básicas e fáceis de executar, o processo de ambientação flui com mais facilidade para que se ganhe confiança antes de partir para exercícios mais complexos. Além disso, vale considerar a possibilidade de trabalhar com um personal trainer  para orientar na execução dos exercícios corretamente.  

“Convidar um amigo para ter com quem conversar e compartilhar a experiência pode ser motivador, incentivador e ser um grande apoio também. Mas lembre-se de chamar uma pessoa que respeite seus medos. Se tiver do seu lado alguém criticando ou minimizando suas emoções, será muito desfavorável e desconfortável. E a experiência pode desmotivar e provocar o abandono do desafio”, alerta a psicóloga.  

Outra excelente companhia pode ser a música, que conecta com emoções que podem contribuir trazendo sensações agradáveis e diminuindo a ansiedade, angústia e desconforto com o ambiente. Então selecione sua playlist favorita e dê o primeiro passo!

VEJA TAMBÉM

Conselhos para alcançar e manter metas realistas de exercício físico

Elabore um plano de exercícios que seja duradouro e divertido

SAIBA MAIS

Correr ou caminhar: A longo prazo, o que é melhor para a saúde?

Qual o seu preferido?

SAIBA MAIS

Exercícios matinais podem ser mais eficientes no controle do peso

Quando se trata de manter a forma, a hora certa pode ser crucial.

SAIBA MAIS

Por que a corrida é um estado de espírito

Esporte é uma decisão pessoal e acessível a todos

SAIBA MAIS

NAVEGUE POR CATEGORIAS