CONTEÚDOS

Treine com Saúde

Heading

Treino a dois: descubra os benefícios de se exercitar juntos

Muitas pesquisas já comprovaram o quão importante é a prática daatividade física para a saúde emocional do indivíduo. Estudos mostram que pessoas com depressão e ansiedade têm significativas melhoras devido à liberação de hormônios que trazem a sensação de bem-estar, conforto e disposição. Agora, imagine quando essa prática acontece em casal. Quanto de ganho emocional é possível direcionar para o relacionamento?

De acordo com Simone Rosa, psicóloga, terapeuta cognitivo-comportamental, coach e pós-graduada em Gestão de Pessoas, a atividade física praticada em casal fortalece três pilares importantes. “Aumento da cumplicidade no sentido da colaboração e apoio para que ambos alcancem o resultado almejado, melhora na comunicação,algo de extrema importância em um relacionamento. Isso é proporcionado pelo auxílio e estímulo na execução mútua dos exercícios. E aumento da excitação/atração. Isso acontece graças à melhora na performance e aumento da disposição física. De uma forma geral, percebemos resultados positivos no vínculo afetivo, por promover abertura de diálogo, tempo de qualidade juntos, além de prazer e diversão”, enaltece.

Mas, a profissional alerta alguns pontos que devem ser levados em consideração pelos casais que desejam treinar juntos. “É importante que a dupla tenha maturidade para entender e respeitar a individualidade. É imprescindível apontar que o ambiente de academia, por exemplo, traz visibilidade, exposição e interação com outras pessoas. Nesse caso, para neutralizar o ciúme, é relevante ter confiança, foco e respeito”, comenta.

Lidiane Jesus de Menezes, de 38 anos, e Carlos Alberto da SilvaLaurindo, de 46 anos, são casados há 15 anos. Em 2015, após voltarem de férias,decidiram mudar os hábitos. Por isso, iniciaram a rotina de atividade física e alimentação saudável. “Essa motivação para mudança no estilo de vida se deu devido à rotina de casa, trabalho e estudos, nos quais fomos adquirindo peso e o resultado na balança foi assustador”.

Em sete anos de treino, a dupla perdeu 60kg (30 quilos cada) e os efeitos no relacionamento foram enormes. “A conexão de compartilhar a jornada juntos é uma parceria incrível, um incentivando o outro. Tivemos muitos ganhos enquanto casal, somos mais compreensivos um com ou outro. Todo tempo junto importa, mas tempo junto fazendo o que amamos, não tem preço”, conta Lidiane.

Wilsimara Silva Souza, psicóloga clínica, reforça o quanto a prática do exercício pode influenciar no dia a dia do casal: “Melhora a saúde ebem-estar, aumenta a disposição para as tarefas do dia a dia e gera apoio mútuo ao traçar metas a dois”. A profissional finaliza explicando que mesmo quando os objetivos são diferentes, o treino entre casal rende frutos positivos. “O fato de buscarem resultados diferentes não impede que um apoie o outro, e o estimule a chegar em seus objetivos pessoais. Isso irá estreitar ainda mais o vínculo, sentimento e admiração entre os mesmos”, enfatiza.

VEJA TAMBÉM

No Dia dos Pais, descubra os melhores exercícios e brincadeiras para fazer em família 

Veja as atividades que auxiliam na saúde e no desenvolvimento infantil

SAIBA MAIS

Manhã, tarde ou noite: qual horário é mais indicado para fazer exercício físico?

Veja dicas de acordo com o horário do seu treino

SAIBA MAIS

Treino a dois: descubra os benefícios de se exercitar juntos

Hábito pode melhorar a atração e a comunicação no relacionamento

SAIBA MAIS

Dia das Mães: Saiba quais são os exercícios recomendados na gravidez

Educador físico lista atividades que ajudam a relaxar no período

SAIBA MAIS

NAVEGUE POR CATEGORIAS