CONTEÚDOS

Treine com Saúde

Heading

Treino a dois: descubra os benefícios de se exercitar juntos

Muitas pesquisas já comprovaram o quão importante é a prática daatividade física para a saúde emocional do indivíduo. Estudos mostram que pessoas com depressão e ansiedade têm significativas melhoras devido à liberação de hormônios que trazem a sensação de bem-estar, conforto e disposição. Agora, imagine quando essa prática acontece em casal. Quanto de ganho emocional é possível direcionar para o relacionamento?

De acordo com Simone Rosa, psicóloga, terapeuta cognitivo-comportamental, coach e pós-graduada em Gestão de Pessoas, a atividade física praticada em casal fortalece três pilares importantes. “Aumento da cumplicidade no sentido da colaboração e apoio para que ambos alcancem o resultado almejado, melhora na comunicação,algo de extrema importância em um relacionamento. Isso é proporcionado pelo auxílio e estímulo na execução mútua dos exercícios. E aumento da excitação/atração. Isso acontece graças à melhora na performance e aumento da disposição física. De uma forma geral, percebemos resultados positivos no vínculo afetivo, por promover abertura de diálogo, tempo de qualidade juntos, além de prazer e diversão”, enaltece.

Mas, a profissional alerta alguns pontos que devem ser levados em consideração pelos casais que desejam treinar juntos. “É importante que a dupla tenha maturidade para entender e respeitar a individualidade. É imprescindível apontar que o ambiente de academia, por exemplo, traz visibilidade, exposição e interação com outras pessoas. Nesse caso, para neutralizar o ciúme, é relevante ter confiança, foco e respeito”, comenta.

Lidiane Jesus de Menezes, de 38 anos, e Carlos Alberto da SilvaLaurindo, de 46 anos, são casados há 15 anos. Em 2015, após voltarem de férias,decidiram mudar os hábitos. Por isso, iniciaram a rotina de atividade física e alimentação saudável. “Essa motivação para mudança no estilo de vida se deu devido à rotina de casa, trabalho e estudos, nos quais fomos adquirindo peso e o resultado na balança foi assustador”.

Em sete anos de treino, a dupla perdeu 60kg (30 quilos cada) e os efeitos no relacionamento foram enormes. “A conexão de compartilhar a jornada juntos é uma parceria incrível, um incentivando o outro. Tivemos muitos ganhos enquanto casal, somos mais compreensivos um com ou outro. Todo tempo junto importa, mas tempo junto fazendo o que amamos, não tem preço”, conta Lidiane.

Wilsimara Silva Souza, psicóloga clínica, reforça o quanto a prática do exercício pode influenciar no dia a dia do casal: “Melhora a saúde ebem-estar, aumenta a disposição para as tarefas do dia a dia e gera apoio mútuo ao traçar metas a dois”. A profissional finaliza explicando que mesmo quando os objetivos são diferentes, o treino entre casal rende frutos positivos. “O fato de buscarem resultados diferentes não impede que um apoie o outro, e o estimule a chegar em seus objetivos pessoais. Isso irá estreitar ainda mais o vínculo, sentimento e admiração entre os mesmos”, enfatiza.

VEJA TAMBÉM

Quer praticar esportes na praia? Saiba quais são os indicados para cada tipo de pessoa

Quais atividades devem ser escolhidas de acordo com seu nível?

SAIBA MAIS

Muito além da estética: musculação auxilia na prevenção do câncer

Estudos mostram que atividade física produz substâncias essenciais

SAIBA MAIS

Beach Tennis: conheça o esporte que queima 700 calorias em uma hora

Esporte se popularizou na pandemia por ser ao ar livre

SAIBA MAIS

Manhã, tarde ou noite: qual horário é mais indicado para fazer exercício físico?

Veja dicas de acordo com o horário do seu treino

SAIBA MAIS

NAVEGUE POR CATEGORIAS